Transforme crise em oportunidade – se nos fechamos no problema, deixamos de ver todas as possibilidades. Temos muito ouvido falar da crise: entro na Internet e lá está ela, apresentada de forma nua e crua com números de arrepiar. Ligo a TV, e de novo, não se fala em outra coisa, o dólar que subiu a bolsa que caiu e por aí vai… Mas o pior mesmo é quando a mardita sai dos meios de comunicação e cai direto em nossa vida. Aí o bicho pega!
Somos obrigados a cortar despesas, diminuir custos e fazer de tudo para manter nossa renda. Estava passando pelo processo de cortar aqui, esticar ali, lembrei de um livro que li há algum tempo: O Futuro Como um Bom Negócio e muito me ajudou em um momento difícil. Não deu outra, fui ler novamente para buscar inspiração e mudar de assunto. A base é esta: em vez de crise, olhe para o lado oposto em busca de oportunidades.
Transforme crise em oportunidade: enxergue onde ninguém mais vê
Segundo Daniel Burrus, o autor do livro, “ao olhar na direção oposta de onde todos os demais estão olhando, você vê aspectos que ninguém mais consegue observar. O que abre oportunidades ocultas, recursos que não são percebidos e possibilidades desconsideradas”.

Ele menciona ainda uma das frases clássicas do famoso investidor Warren Buffett, para ilustrar sua técnica de partir para o oposto: “Seja ganancioso quando os outros são temerosos e seja temeroso quando os outros são gananciosos“. Lembrando que para ele, “uma borboleta não pode prosperar ao tentar resolver os problemas da lagarta”.
Desapegar do problema
Dando continuidade, o autor complementa: “a abordagem normal seria pegar um problema e tentar resolvê-lo. O problema de tentar resolver seu problema é que para resolvê-lo, você precisa se envolver com ele; logo, ao se envolver com o problema, você fica abraçado com ele. Isso geralmente leva a ficar com suas rodas atoladas na lama do problema, consequentemente, preso em uma crise e incapaz de seguir adiante.”
Como exemplo, podemos pegar a situação da economia brasileira. Isso não depende de nós, se olharmos para esta crise podemos ficar paralisados, vendo empregos e empresas desaparecerem. Seguindo a técnica do inteligente Burrus (não podia perder a piada), devemos, contudo, ignorar a crise e olhar para o futuro. Pesquisar tendências e descobrir ilhas de prosperidade em meio a todo este caos.

Como ver uma oportunidade em meio à crise?
A crise é como um nevoeiro denso – a maioria só enxerga a escuridão, mas os visionários olham além. Comece identificando as mudanças lineares, aquelas que seguem um caminho previsível, como o envelhecimento populacional. Enquanto todos estão de olhos fixos nos problemas, vire-se para o lado oposto! É lá que estão as oportunidades que ninguém mais vê.
Adote a mentalidade “problema-solução” – cada desafio esconde uma oportunidade de ouro. A pandemia paralisou o mundo? Ótimo! Quais necessidades surgiram? Quem está sofrendo? Como você pode ajudar?
Fortaleça sua rede, abrace a agilidade e, principalmente, mantenha o otimismo. A crise é apenas o casulo – a borboleta está prestes a nascer. Como diria Warren Buffett: “Seja ganancioso quando os outros estão com medo”. Enquanto todos choram, alguém está vendendo lenços e faturando alto!

Como transformar a crise em oportunidade?
Pare de chorar pelo leite derramado e comece a vender café! A crise é o momento perfeito para reinventar seu modelo de negócios – aquele mesmo que você sabia que precisava mudar, mas nunca teve coragem.
Enquanto seus concorrentes estão ocupados cortando custos e entrando em pânico, você deve estar inovando, explorando novos mercados e abraçando o digital como se não houvesse amanhã (porque, para muitos negócios tradicionais, realmente não haverá!).
Fortaleça sua marca mostrando como você se adapta e supera desafios. Capacite sua equipe – as melhores ideias frequentemente vêm de quem está na linha de frente. Adote uma abordagem ágil, teste, erre, corrija o curso e siga em frente.
A crise é como uma peneira que separa os visionários dos dinossauros. E lembre-se: enquanto todos estão olhando para o buraco, você deve estar procurando o tesouro escondido dentro dele!

O que a crise nos ensina?
A crise é a professora mais cruel e eficiente que existe. Ela arranca nossa zona de conforto como quem arranca um band-aid – doloroso, mas necessário.
Ela nos ensina que adaptabilidade não é uma habilidade legal de se ter, mas uma questão de vida ou morte nos negócios. Que a inovação não é um departamento da empresa, mas o oxigênio que a mantém viva.
A crise nos mostra quem são nossos verdadeiros aliados e quais clientes realmente valorizam o que fazemos. Ela separa os líderes autênticos dos meros ocupantes de cargos.
Acima de tudo, a crise nos ensina que o planejamento é essencial, mas a flexibilidade é indispensável. Que sustentabilidade não é modismo, mas estratégia de sobrevivência.

E que, no final das contas, as empresas que prosperam não são as maiores ou mais ricas, mas as que aprendem mais rápido e se adaptam com mais inteligência. A crise é apenas um teste de evolução. Você passa ou fica para trás?
A chave para desvendar nosso problema
“A chave para desvendar nosso problema mais intratável geralmente reside em reconhecer que o problema com o qual deparamos não é o nosso real problema; O problema real fica escondido por trás da distração daquilo que pensamos ser o nosso problema“.
A crise, por exemplo. “Ignorar seu maior problema significa sair da superfície plana da situação existente e obter uma perspectiva mais clara; isso, em geral, desencadeia flashes de antevisões que geram novas oportunidades bem maiores e mais produtivas do que poderia ter imaginado com base no problema original (incorreto) que você estava tentando resolver antes.”
Transforme crise em oportunidade: inove para superar desafios
Em primeiro lugar, descobrir como podemos usar nosso talento ou nossa empresa e transformá-la, através da revolução tecnológica e econômica que estamos assistindo, pode ser um caminho.
Ver tudo isso, não como o fim do mundo, mas como o nascimento de uma nova era, permeada de oportunidades.T em algumas dicas aqui: Entenda as novas formas da Riqueza – A nova Revolução Industrial e a Era do Conhecimento.
Como inovar em tempos de crise?
Inovar em tempos de crise não é opção – é sobrevivência! Comece identificando as necessidades emergentes. As pessoas estão com medo? Ofereça segurança. Estão isoladas? Crie conexão. Estão sem dinheiro? Reinvente seu modelo de preços.
Abrace as tecnologias disruptivas como se sua vida dependesse delas (porque depende!). IA, blockchain, automação – use-as para fazer mais com menos. Adote o “design thinking” – coloque-se no lugar do cliente desesperado e crie soluções que realmente importam.
Experimente sem medo! Lance protótipos imperfeitos, colete feedback e melhore rapidamente. A perfeição é inimiga da inovação em tempos de crise.

Crie uma cultura onde falhar rápido é celebrado, não punido. E lembre-se: as maiores empresas do mundo nasceram em crises. Airbnb, Uber, WhatsApp – todas surgiram quando o mundo parecia estar desmoronando. Por que você seria diferente?
O autor do livro desenvolveu uma técnica muito perspicaz em 7 passos que não só o ajudarão a enfrentar a crise, como mostrará caminhos para a prosperidade. Não se trata de autoajuda, mas sim de empreendedorismo e negócios:
1) Comece com a certeza
Pesquise tendências claras para ver o que está por vir. Separe mudanças cíclicas de mudanças lineares. Cíclicas são aquelas mudanças que ocorrem em ciclos, como por exemplo as estações do ano e até o crescimento econômico. Já entre as mudanças lineares estão a idade – que avança para o envelhecimento – da população brasileira, por exemplo.
Antes o Brasil era um país jovem, em breve o Brasil terá uma população idosa. É principalmente nas mudanças lineares que estão as oportunidades, se você pegar a onda no início, poderá surfar na prosperidade ocasionada por ela.
Diferenciando tendências
Diferenciar Tendências Sólidas de Tendências Frágeis também é importante. Uma tendência sólida é algo que vai acontecer: um fato futuro, enquanto uma tendência frágil é algo que pode acontecer: um futuro talvez.
No livro você encontrará muitos exemplos e cases de como separar e conhecer as diferenças entre elas e chegar a algumas certezas que o ajudarão no próximo passo.

2) Antecipe
Baseie suas estratégias naquilo que você conseguiu saber sobre o futuro, avaliando as questões acima.
3) Transforme
Utilize as mudanças provocadas pela tecnologia a seu favor, assim como a convergência de conhecimento de diferentes áreas para se renovar.
4) Pegue seu maior problema – e ignore-o – na verdade, ele não é o seu maior problema
Assim como o descascar de uma cebola, em que você vai tirando camadas, é necessário chegar ao problema real. Uma chave para encontrar a melhor solução é certificar-se de estar trabalhando no problema correto. Somente ao descobrir o problema real é que você encontrará a verdadeira oportunidade.

5) Parta para o oposto
Olhe para onde ninguém mais está olhando, para ver o que ninguém mais está vendo e fazer o que ninguém mais está fazendo.
6) Redefina e reinvente
Identifique e aproveite sua característica única de maneiras diferentes.
7) Direcione seu futuro
Ou alguém o direcionará para você. Lendo o livro, você encontrará muitos exemplos, conceitos e questionamentos sobre sua vida ou seu negócios, explorando cada etapa.
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Transforme crise em oportunidade: ideias e oportunidades para virar o jogo em ilhas de prosperidade
Qual seu objetivo central? Essa é uma das perguntas importantes na hora da virada. Aqui, fazer perguntas é a chave para o caminho da mudança e transformar é um dos principais caminhos para continuar evoluindo, afinal, o que te trouxe aqui, não é o que te levará daqui em diante, como costuma dizer meu irmão e especialista em coaching e carreira, Edgard Almeida.

‘Nos próximos anos, o tempo se tornará cada vez mais valioso”. O tempo está se tornando uma importante moeda de troca e relacionado a ele estão muitas oportunidades. “Se puderem encontrar formas criativas de economizar o tempo das pessoas, vocês prosperarão – mas, se desperdiçarem o tempo das pessoas, então vocês não sobreviverão.”
Colaborar em vez de competir
Já pensou em compartilhar seu conhecimento na Internet? Você ou sua empresa tem alguma convergência de conhecimento? Pessoas ou negócios que possam ser colaboradores ou complementares ao seu negócio e possam unir forças, gerando novas oportunidades para todos?
Um bom exemplo de colaboração: o Google criou um serviço – O Google Adsense, que ajudou a financiar a revolução dos blogs no início, ao ligar uma grande massa de anunciantes menores, que tinham dificuldade de promover seus negócios a esta grande quantidade de pequenos veículos (blogs e sites), que tinha dificuldade de encontrar anunciantes, cobrando uma comissão por isso.
Exemplos de formatos que deram certo não faltam e o desafio aqui, é encontrar uma forma de renovar seus produtos e potenciais ou atrair e ampliar mais mercado e alcançando mais clientes, ao invés de ficar preocupado com a crise.

Compartilhe seu conhecimento com o mundo
O sucesso dos blogueiros está aqui, eles compartilham sua experiência e sua vida através da internet, ganham milhares ou milhões de seguidores e aí, empresas, ONGs e tudo que tenha a ver com esta visão de mundo, se aliam a eles buscando a visibilidade entre seus seguidores. Um garoto, esses dias alcançou um bilhão de visualizações na internet, ensinando game através de vídeos no YouTube.
Para os próximos anos, entre as principais macrotendências, estão os Nômades Digitais e os Viajantes. O Nomandismo Digital é um comportamento emergente, com base na evolução e no desenvolvimento dos meios tecnológicos, produzindo um mundo caracterizado pela dissolução do conceito de fronteira e a interconectividade global.
Traduzindo, cada vez mais um número muito grande de pessoas pode trabalhar de onde quiser desde que possua ferramentas como um computador e internet. Geralmente profissionais associados à informação, como fotógrafos, tradutores de livros, blogueiros etc.
Nomadismo digital: a liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo
Os nômades digitais são aqueles que têm profissões em que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham ferramentas, como um computador e internet. Este estilo de vida está só começando e vai mudar toda nossa concepção de trabalho.

O movimento nômade é resultante de uma série de inovações científicas e tecnológicas que passou a convergir, em um novo paradigma baseado nas tecnologias da informação e da comunicação, resultando em uma sociedade denominada de Sociedade da Informação ou Sociedade do Conhecimento (knowledge society) que é caracterizada pela informação, como meio de criação de conhecimento, desempenhando um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
Além disso, veja o manifesto do Nomadismo Digital produzido pelo site Hypeness, mostrando como essa transição está sendo feita, com dados, ideias e dicas para quem pretende adotar esse estilo.
Saiba mais sobre essa tendência em: A tendência dos Nômades Digitais e o Estilo Gypsy (cigano): Como era, como volta e as raízes do movimento.
E para finalizar… transforme crise em oportunidade!
O mundo passa por uma enorme transformação e quem não se adaptar a elas ficará para trás. Faça a transição e reinvente seu negócio, afinal, temos apensas uma certeza: se os mercados estão se contraindo, então poderemos concluir com certeza, que daqui a algum tempo, eles voltarão a se expandir e você estará preparado para lucrar com as oportunidades!
Até já dizia Shakespeare: ” Há uma maré nos assuntos dos homens que, quando se pega na cheia, leva à fortuna!”

Por Denise Pitta e Vinícius Moura baseado no livro O Futuro Como um Bom Negócio.
Revisado e atualizado por Laila Lopes.Salvar
Fonte: fashionbubbles