As férias de verão estão aí e, sem uma rotina bem definida, pode ser um desafio encontrar maneiras de manter as crianças entretidas em casa. Não ceda à tentação fácil de entregá-las às telas: quem está em São Paulo tem uma série de passeios e atividades culturais, educativas e lúdicas capazes de cativar a imaginação dos pequenos nessa época do ano.
Entre atividades pagas e programas oferecidos pelo poder público, sobram alternativas dentro e fora da capital paulista para garantir uma jornada diferente neste verão. Confira algumas possibilidades:
1. Programação variada na Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo terá uma série de atrações diferentes ao longo de janeiro, muitas delas voltadas ao público infantil. No dia 14, por exemplo, acontece a visita temática “Que bicho é esse?”, que termina com a criação de animais em EVA. Já no dia 19, haverá duas sessões da visita temática “Descobrindo a Pinacoteca”, em que os participantes aprendem mais sobre a história do prédio e parte de sua coleção por meio de charadas. Confira o calendário completo.
2. Oficina de Fósseis no Museu Catavento
Sua criança gosta de dinossauros? A já tradicional Oficina de Fósseis do Museu Catavento está de volta para mais uma edição em 2026, com atividades educativas ensinando sobre os fósseis e a paleontologia de modo geral. O museu oferece outras mostras que podem mobilizar o imaginário infantil nas férias, como a exposição temporária Universo dos Astronautas, em cartaz até o final de janeiro. Mais informações.
Siga
Quando? De 6 a 11 de janeiro, em quatro sessões por dia (às 10h, 11h, 14h e 16h).
Quando? R$ 18, com possibilidade de meia-entrada.
3. Diário de Sonhos no MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) segue em cartaz com a exposição “A alma humana, você e o universo de Jung”, inspirada nos trabalhos do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Apesar da descrição que parece complexa à primeira vista, o Diário de Sonhos pega um aspecto da análise junguiana – a importância dos sonhos para nos conectarmos com nosso mundo interior – e transforma em uma oficina lúdica ideal para o público infantil: os participantes são convidados a montar um diário do que sonharam nas últimas noites, refletindo sobre possíveis significados. Mais informações.
Quando? Dias 6 e 13 de janeiro, das 14h às 16h.
Quanto? Ingresso gratuito, mas com vagas limitadas (12 lugares em cada oficina, com inscrição no dia, na recepção do MIS).
4. Espaço Café com Leite, em Santos
Um clássico das férias no Museu do Café, em Santos, o Espaço Café com Leite realiza uma série de atividades educativas voltadas ao público infantil, na faixa etária de até 10 anos. Brinquedos, jogos e espaço de leitura são parte da experiência, que também inclui uma área temática vinculada ao mote da instituição: o Cafezalzinho, área interativa que ensina mais sobre o cultivo do café. O museu também tem outras atividades pontuais nas férias, e vale conferir no site oficial para saber mais. Mais informações.
Quando? De quarta-feira a domingo, entre 7 de janeiro e 1º de fevereiro, das 10h às 17h.
Quanto? R$ 16, com direito a um acompanhante por criança. Aos sábados, a entrada é gratuita. Crianças de até 7 anos são isentas e estudantes pagam meia-entrada.
5. Super Férias do Sesi, em todo o estado
Ao longo do mês de janeiro, os Centros de Atividades (CATs) do Sesi-SP realizam uma programação voltada ao lazer e integração, com experiências educativas e culturais. Unidades de mais de 35 cidades já confirmaram participação na edição de 2026, que terá o tema “Jogos e Brincadeiras do Mundo”. Confira no site oficial as informações específicas da sua cidade.
6. Férias Culturais, na capital
Programa vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativo, o Férias Culturais chega à quinta edição com oficinas de teatro, contação de histórias, shows de mágica e de música espalhados por mais de 20 “Casas de Cultura” ao redor da cidade. Mais informações.
Quando? De 12 a 16, de 19 a 23 e em 26 e 27 de janeiro, das 10h às 17h.
Quanto? Programação gratuita.
Veja também 28 passeios para fazer com crianças em São Paulo e arredores e 12 restaurantes temáticos na capital paulista
Fonte: viagemeturismo






