Este ano, o cinema nacional alcançou um feito inédito: no , o Brasil está da noite, além dos diversos prêmios que e seu elenco já conquistaram em
Não é à toa que o filme de movimentou tanto as salas de cinema nacionais e internacionais, acumulando uma bilheteria de mais de 100 milhões de reais. Aproveitando esse momento, o governo anunciou mais um investimento nas produções nacionais: uma plataforma de streaming voltada exclusivamente para filmes e séries brasileiras.

Sony Pictures Releasing
Batizada de Tela Brasil, a plataforma será gratuita e contará com um catálogo exclusivamente nacional, incluindo 447 produções entre curtas, médias e longas-metragens. O projeto está previsto para ser lançado de forma gradual a partir do segundo semestre de 2025.
Mas os bons cinéfilos de plantão sabem que essa não será a primeira plataforma gratuita para produções brasileiras. Confira mais 5 plataformas onde você pode assistir desde clássicos do cinema até produções independentes de cineastas do Brasil e do mundo:
Maricá Filmes
A é uma plataforma de streaming gratuita e pública que disponibiliza filmes, séries, cursos e lives. É uma iniciativa da Prefeitura de Maricá (RJ), executada pelo Instituto Brasil Social (IBS). A plataforma busca fomentar a cultura de forma inclusiva, oferecendo uma variedade de produtos audiovisuais, incluindo curtas, médias e longas-metragens, que destacam a diversidade do Brasil em suas linguagens para o público adulto e infantil.
Itaú Cultural Play
O é uma plataforma de streaming gratuita dedicada a produções nacionais. Seu catálogo é diverso, composto por filmes, séries, programas de TV, festivais e mostras temáticas e competitivas, além de produções audiovisuais de instituições culturais parceiras.
Ubu Play
Voltada para incentivar e destacar produções afrodiaspóricas, desde temáticas até seus realizadores, a é a maior plataforma de streaming gratuita destinada a filmes realizados por pessoas negras afrodiaspóricas. No catálogo, você encontra mais de 100 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, realizadas por mais de 80 cineastas de 7 países: África do Sul, Angola, Brasil, Gana, Guiné-Bissau, Portugal e Sudão. Além disso, oferece o Zuela Podcast, um espaço de entrevista com os cineastas catalogados.
Conclave: Um dos filmes favoritos ao Oscar 2025 é baseado em uma história real?
Spcine Play
A é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil, criada em 2016 para democratizar o acesso ao cinema. Oferece uma vasta seleção de filmes e séries, completamente gratuitos, para que todos possam desfrutar da sétima arte sem barreiras. A plataforma ainda integra em seu catálogo produções dos principais festivais de cinema do Brasil.
CineSesc/Sesc Digital
A plataforma oferece gratuitamente, e sem necessidade de cadastro, um cardápio de filmes nacionais e estrangeiros, entre clássicos e contemporâneos, com cópias em alta qualidade e legendas em português.
Durante a pandemia de 2020, a plataforma criou a série Cinema #EmCasaComSesc, onde exibiu gratuitamente mais de mil títulos, entre longas e curtas-metragens, nacionais e estrangeiros, e recebeu mostras e festivais que levaram 10 milhões de visitas à plataforma Sesc Digital.
Vale lembrar que todas essas plataformas digitais são gratuitas, necessitando apenas de um cadastro prévio com e-mail e senha.
Fonte: adorocinema