O cĂąncer de rim jĂĄ matou cerca de 10 mil pessoas entre 2019 e 2021 no Brasil. A doença silenciosa, que afeta homens e mulheres, Ă© a pauta da campanha nacional de conscientização realizada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) neste mĂȘs.
Veja abaixo os possĂveis sintomas e maneiras de identificar o cĂąncer:

CĂąncer de rim: um alerta!
Apesar de afetar os dois gĂȘneros, o cĂąncer de rim Ă© mais comum em homens, entre 50 e 70 anos, como explica o presidente da SBU, Luiz OtĂĄvio Torres.
O grande problema dessa doença é que, geralmente, ela é assintomåtica. O sinal mais frequente, segundo Luiz Otåvio, é a presença de sangue na urina.
Além disso, dores na região lombar, febre recorrente, perda de peso, cansaço, inchaço nos pés ou pernas também podem ser sinais de alerta para a doença, conforme a SBU.
HĂĄ maiores chances de cura para a doença se ela for diagnosticada cedo. Por isso, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia lembra da importĂąncia da realização de exames de rotina, como ultrassom abdominal ou do aparelho urinĂĄrio â que observam a situação dos rins e ĂłrgĂŁos prĂłximos.
Muitas vezes, um cĂąncer pode ser diagnosticado de forma incidental, ou seja, durante exames realizados para outros fins, segundo Torres.
Nos casos em que nĂŁo causa morte, o cĂąncer de rim ainda pode ser responsĂĄvel por procedimentos de nefrectomia â que retira total ou parcialmente o ĂłrgĂŁo.
Ainda segundo a SBU, o cĂąncer renal corresponde a 3% dos tumores malignos urolĂłgicos e tem entre seus fatores de risco o tabagismo.
*Com informaçÔes da AgĂȘncia Brasil*
Fonte: primeirapagina