Carros & Motos

5 Carros que Podem se Livrar do IPVA com a Nova Lei Nacional

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Fim da cobrança: 5 Carros que podem se livrar do IPVA com nova Lei Nacional

A Câmara dos Deputados aprovou PEC que isenta IPVA para carros com 20 anos ou mais. Veja 5 modelos, como Gol G3 e Ford Fiesta, que podem parar de pagar o imposto se a nova lei nacional entrar em vigor.

Uma importante mudança fiscal está em curso no Brasil: a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para carros com 20 anos ou mais de fabricação. Se a medida for implementada, ela beneficiará cerca de 6,7 milhões de veículos em todo o país.

5 Carros que podem se livrar do IPVA com nova Lei Nacional

A aprovação da PEC significa que, em estados onde o prazo de isenção é superior a duas décadas, modelos fabricados a partir de 2005 para trás serão isentos do imposto.

Importante: A lei não afetará estados que já possuem um prazo de isenção menor que 20 anos, como Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins, onde a legislação atual já é mais benéfica.

Conheça alguns dos veículos que já completaram ou estão prestes a completar 20 anos, e que poderão ser isentos do IPVA se a PEC virar lei:

1. Volkswagen Gol G3 (Geração 3)

Lançado no início dos anos 2000, o Gol G3 é frequentemente lembrado como um dos mais belos da linha. Sua reestilização trouxe linhas modernas e um interior com iluminação azul no painel, inovador para a época. Donos deste modelo em estados que ainda cobram o IPVA de veículos com essa idade serão diretamente beneficiados.

2025 word3
Gol G3 – Foto: Divulgação

2. Ford Fiesta (3ª Geração Nacional)

Em 2005, o Ford Fiesta já estava em sua terceira geração no Brasil, sendo a segunda fabricada nacionalmente. Com visual moderno, lanternas elevadas e bom espaço interno, ele marcou a história por ser o primeiro carro a ser equipado com sistema flex no país, fruto do projeto Amazon (que também originou o EcoSport).

2025 word3
Ford Fiesta – Foto: Divulgação

3. Chevrolet Astra (Segunda Geração)

Presente no mercado desde o final dos anos 90, o Astra era um hatch médio popular e robusto em 2005. Sua mecânica confiável e bom desempenho o tornaram um carro desejado, e hoje ele é um forte candidato à isenção.

2025 word3
Foto: Divulgação

4. Fiat Palio (3ª Geração)

O Fiat Palio era um dos carros mais vendidos do país em meados dos anos 2000. O modelo 2005, que já havia passado por algumas reestilizações, era conhecido por sua manutenção barata e versatilidade, sendo um dos modelos mais numerosos nas ruas que se beneficiaria da nova regra.

2025 word3
Foto: Divulgação

5. Honda Civic (Sétima Geração)

Em 2005, o Civic desta geração, conhecido pelo seu design sóbrio e ótimo espaço interno, já era sinônimo de durabilidade e tecnologia. Os proprietários do sedã japonês, que é conhecido por resistir bem ao tempo, também comemorariam a isenção do IPVA.

A aprovação final da lei representará um alívio financeiro para milhões de brasileiros e um reconhecimento do valor histórico de veículos que, apesar da idade, ainda circulam e compõem o patrimônio de muitos cidadãos.

Leia aqui: Nissan Kait chega ao Brasil com produção em Resende antes de 20 países

Se a lei fosse aprovada hoje, qual carro com 20 anos você teria na garagem? Comente!

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.