Deixando de lado a rivalidade histórica entre Brasil e Argentina dentro dos campos, o país vizinho tem um destino relativamente acessível para os brasileiros, que acaba de receber um reconhecimento de peso.
Buenos Aires, a capital do país, foi eleito destino mais atraente do mundo, segundo o guia Wanderlust Reader Awards 2025, organizado pela revista britânica de viagens Wanderlust. O reconhecimento é resultado de votação popular que reuniu mais de 200.000 leitores de todo o mundo.
Entre os argumentos que alçaram a capital argentina ao posto estão a energia pulsante dos bairros, o renascimento das casas de tango e uma gastronomia vibrante, que alia o clássico e o contemporâneo, graças a novos chefs.
O destino é relativamente econômico para se chegar de avião, mas a viagem de carro também é compensadora e exige pouca burocracia para quem não se importa de enfrentar algumas horas de estrada. São quatro as principais rotas. Confira abaixo:
Uruguaiana (RS)
A cidade gaúcha faz fronteira com Paso de los Libres, na Argentina. Entre Uruguaiana (RS) e Buenos Aires são aproximadamente mil quilômetros e 12 horas de viagem. É a rota mais curta e com poucos pedágios para chegar à capital argentina.
Para conferir a rota, clique aqui.
São Borja (RS)
Quilômetro acima de Uruguaiana (RS) no mapa está São Borja (RS), município na divisa com Santo Tomé. O trajeto até Buenos Aires de carro tem 1.118 km e pouco mais de 14 horas de duração.
Para conferir a rota, clique aqui.
Dionísio Cerqueira (SC)
O trajeto mais curto a partir do município catarinense é pegando a estrada a partir da cidade vizinha, Bernardo de Irigoyen, na Argentina. São pelo menos 1.602 km até Buenos Aires a partir desse ponto, com duração média de 19 horas de viagem.
Para conferir a rota, clique aqui.
Foz do Iguaçu (PR)
A cidade paranaense faz fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina. Por esse trajeto, são aproximadamente 1.600 km e cerca de 20 horas de estrada.
Para conferir a rota, clique aqui.
Documentos necessários
Os destinos argentinos não exigem visto ou passaporte, mas é crucial estar com a documentação em dia, tanto do veículo quanto dos viajantes.
Além de todos os documentos pessoais (RG, CPF, CNH), é necessário apresentar, nas fiscalizações, a documentação do veículo e também a contratação do Seguro Carta Verde, obrigatório para veículos brasileiros que viajam para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).
O seguro é obrigatório e cobre danos materiais e corporais causados a terceiros em acidentes de trânsito no exterior, sem cobrir o próprio veículo, podendo ser contratado em qualquer seguradora brasileira. Entenda aqui.
A premiação
Esta foi a primeira vez que a capital argentina alcançou o topo da lista do Wanderlust Reader Awards, fazendo dela um dos destinos que mais prometem atrair turistas em 2026. Na edição anterior, Buenos Aires ocupava o sexto lugar.
A revista destacou diversos aspectos que explicam o crescimento da cidade no ranking:
- A energia criativa dos seus bairros, com muitas opções culturais que estão em constante renovação.
- O ressurgimento dos salões de tango, que atraem tanto turistas quanto moradores locais.
- A nova geração de chefs está redefinindo a culinária argentina com propostas inovadoras.
- A diversidade de atividades ao longo do ano, com mais de 7.000 restaurantes, 287 teatros, 380 livrarias e 150 museus.
Fonte: primeirapagina






