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3 hábitos prejudiciais para a bateria do carro elétrico: saiba o custo do prejuízo

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Bateria do carro elétrico: 3 hábitos que ‘matam’ a vida útil; veja custo do estrago

A bateria do carro elétrico é seu maior medo? Evite 3 hábitos que “matam” a vida útil e podem custar R$ 50 mil. Saiba como

A bateria do carro elétrico é a peça mais cara e o maior medo de quem compra um. O pavor é ela “viciar” ou morrer cedo, gerando um prejuízo que pode passar de R$ 50 mil. Quer saber como cuidar da sua? Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

Mas o que realmente “mata” a bateria do carro elétrico?

Calma, a bateria de lítio (Li-ion) não “vicia” como a de um celular antigo. O que acontece é um desgaste natural, chamado “degradação”. O trabalho dos donos é não acelerar esse desgaste.

Bateria do carro elétricoBateria do carro elétrico
Foto: Reprodução

 

O problema é que alguns hábitos comuns, feitos na inocência, forçam a química da bateria. Isso diminui a capacidade dela de guardar energia. Basicamente, três coisas estragam a bateria: calor, estresse de carga e descarga profunda.

1. Carregar sempre até 100% (e deixar na tomada)

Este é o erro mais comum. As baterias de lítio não gostam de ficar nos extremos. Para o uso do dia a dia, o ideal é manter a carga entre 20% e 80%.

Deixar o carro carregando até 100% e continuar com ele na garagem por dias “estressa” as células. A maioria dos carros elétricos já avisa no painel para você limitar a carga em 80% ou 90% no uso diário. A carga de 100% deve ser usada apenas para viagens longas.

2. Deixar a bateria chegar a 0%

Se o 100% é ruim, o 0% é ainda pior. A descarga completa é o maior estresse que uma bateria pode sofrer. Deixar o carro “morrer” totalmente pode danificar permanentemente algumas células.

Isso acelera a perda de capacidade. O ideal é nunca deixar o carro baixar de 20%. Se chegar perto dos 10%, já procure um ponto de recarga com urgência.

3. Abusar do carregador rápido (DC) todo dia

O carregador rápido, aquele de posto de gasolina ou rodovia, é uma maravilha para viagens. Mas ele não deve ser usado todo dia. O motivo é simples: calor. O processo de carga rápida (DC) joga muita energia na bateria em pouco tempo, e isso gera muito calor. O calor é o inimigo número 1 da vida útil da bateria.

Bateria do carro elétricoBateria do carro elétrico
Foto: Freepik

 

  • Carga Lenta (AC): é o carregador de casa (Wallbox) ou da tomada. É o ideal para a noite, pois não esquenta e preserva a saúde da bateria.
  • Carga Rápida (DC):S deve ser usada só na estrada, em viagens. Usar todo dia é como “fritar” a bateria aos poucos.

E se a bateria morrer?

Aqui o bolso chora. A boa notícia é que as garantias são longas. Marcas como a <!–>BYD–><!–>GWM–> dão 8 anos de proteção para a bateria.

O problema é se ela estragar depois desse prazo. O custo de um “pack” de bateria novo é altíssimo. Em carros mais baratos, como o BYD Dolphin, o valor pode passar dos R$ 50.000. Em SUVs maiores, o preço é ainda maior.

Cuidar da bateria é cuidar do valor do carro. E aí, você acha que esses cuidados compensam a economia de combustível? Deixe seu comentário abaixo!


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Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

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