Conforme as famĂlias em todos os lugares se ajustam Ă s medidas de distanciamento social, com o fechamento de escolas, creches e locais de trabalho, os pais se veem Ă s voltas com muitas perguntas sobre o uso de tecnologia por seus filhos. Rebecca Dore, especialista no assunto, oferece algumas dicas de como as crianças presas em casa podem aproveitar ao mĂĄximo o seu tempo em frente Ă s telas.
1. Escolha conteĂșdo educacional de alta qualidade
Em vez de simplesmente deixar o controle remoto, tablet ou celular nas mĂŁos da criança, os pais podem ajudĂĄ-la escolhendo conteĂșdos que valham a pena. Para crianças que tĂȘm por volta de 3 anos de idade, programas educativos de qualidade podem ajudĂĄ-las a aprender sobre palavras e nĂșmeros e atĂ© sobre fatos importantes a respeito de como se manter seguro â e pesquisas comprovam isso.
Isso significa que o tempo diante das telas nĂŁo precisa ser apenas uma maneira de manter seu filho ocupado enquanto vocĂȘ envia alguns e-mails ou cuida das tarefas domĂ©sticas. Outra maneira de conectar o tempo de tela ao aprendizado Ă© perceber os interesses de seu filho e encontrar conteĂșdos educacionais que correspondam aos temas pelos quais ele estĂĄ obcecado. Se o seu filho estĂĄ implorando para ajudar a fazer pĂŁo, encontre um vĂdeo que mostra a ciĂȘncia por trĂĄs de como o fermento atua na massa.
2. Use as mĂdias junto com as crianças
Embora os adultos frequentemente utilizem a televisão, o celular ou o tablet como babå, as crianças pequenas tiram mais proveito delas quando as usam ao lado de um adulto. Afinal, os adultos podem ajudå-las a entender o que estå acontecendo e a fazer conexÔes com o mundo real. Um estudo descobriu que quando crianças de 3 anos assistiam sozinhas a um episódio de Dora, a Aventureira, 75% delas acharam que as palavras em espanhol do programa não eram reais ou disseram não ter certeza se existiam de verdade. Não é de surpreender que, segundo esse estudo, essas crianças apresentaram menos probabilidade de aprender com o programa.
Os pais podem ajudar assistindo com as crianças, conversando com elas sobre o que estĂŁo vendo e amarrando o conteĂșdo com a sua vida cotidiana. Por exemplo, a mĂŁe ou o pai podem observar que a lĂngua que Dora estĂĄ falando Ă© a lĂngua de quase todos os paĂses vizinhos do Brasil.
Encontrar tempo e energias para fazer isso Ă© sempre algo mais fĂĄcil de dizer do que de fazer â especialmente quando as crianças estĂŁo em casa e precisam se divertir o tempo todo, enquanto os pais estĂŁo por perto fazendo o home office. Mas mesmo quando vocĂȘ sente que nĂŁo tem tempo ou energia para assistir, ouvir ou jogar junto com a criança, existem algumas maneiras de encaixar essas atividades mesmo em uma agenda cheia.
Peça ao seu filho que ouça um e-book na mesa da cozinha enquanto vocĂȘ faz o jantar. VocĂȘ pode prestar atenção e depois falar sobre isso com ele. Ou ouça junto com ele um podcast apropriado para a sua idade enquanto vocĂȘ passa a roupa em vez de eixar seu filho diante da tevĂȘ em outro cĂŽmodo.
3. Priorize criar a consumir
As crianças podem fazer mais do que simplesmente sentar em frente Ă televisĂŁo e assistir a conteĂșdos criados por outras pessoas. Em vez disso, elas podem usar a tecnologia de maneiras criativa e imaginativa. Encontre aplicativos e sites interativos, que permitam dar vazĂŁo Ă criatividade das crianças enquanto usam o tablet ou o celular.
As crianças tambĂ©m podem usar a tecnologia para criar seus prĂłprios vĂdeos e compartilhar com familiares e amigos. Elas podem se divertir filmando uma peça ou produzindo um vĂdeo instrutivo para ensinar aos avĂłs como jogar seu videogame favorito.
*Pesquisadora na ĂĄrea de Primeira InfĂąncia na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.
©2020 The Conversation. Publicado com permissĂŁo. Original em inglĂȘs.
Fonte: semprefamilia.com.br