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Carros & Motos

3 carros que lideram as vendas, mas também sofrem com desvalorização

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Líderes de vendas e desvalorização: 3 carros que perdem muito valor e você nem sabia

Descubra os 3 carros mais vendidos (Strada, Polo e T-Cross) que mais desvalorizam em um ano. Levantamento da CNN/Fipe mostra a queda de até -16,7% na picape de entrada. Veja os modelos que surpreendem negativamente.

Enquanto muitos consumidores sonham em tirar um carro zero-quilômetro da concessionária, a realidade do mercado revela que alguns dos modelos mais populares do Brasil sofrem uma desvalorização surpreendente já no primeiro ano de uso.

 3 carros que perdem muito valor e você nem sabia

Um levantamento da CNN, utilizando dados da Tabela Fipe para os 10 veículos mais vendidos no primeiro semestre de 2025, comparou os preços de tabela das versões 2026 (zero-quilômetro) com os valores de mercado das mesmas configurações de 2025 (usados). Os resultados mostram que nem mesmo os líderes de vendas estão imunes a grandes perdas.

Confira os três modelos que apresentaram a maior desvalorização percentual na transição do primeiro para o segundo ano de vida:

1. Fiat Strada (Endurance CS): O Impacto do Sucesso na Picape

Apesar de ser o carro mais vendido do país por anos e ter um histórico de liderança, a Fiat Strada na versão Endurance Cabine Simples liderou o ranking de desvalorização.

Versão Preço 0km (2026) Preço Usado (2025) Desvalorização
Endurance CS R$ 111.990 R$ 93.355 -16,7%

3 carros que perdem muito valor e você nem sabia - Foto: Divulgação3 carros que perdem muito valor e você nem sabia - Foto: Divulgação
 3 carros que perdem muito valor e você nem sabia – Foto: Divulgação

 

Por que ela desvaloriza tanto?

  • Robustez e Simplicidade: A versão Endurance é a de entrada, focada no trabalho e na economia. Sua alta desvalorização pode ser, em parte, uma função do grande volume de vendas para frotas e empresas, onde a depreciação é mais agressiva.

  • Aparência: A Strada 2026 (e a 2025) já é uma picape moderna, conhecida por ser a primeira de seu segmento a oferecer câmbio automático CVT (em versões mais caras) e motorização turbo (nas mais completas). No entanto, a versão Endurance CS é mais básica e menos equipada, o que amplia a diferença de preço para o zero, incentivando a compra do usado. A Strada, que chegou ao mercado em 1998 e sempre se destacou pela sua evolução contínua, vê justamente sua versão mais espartana sofrer o maior impacto de depreciação.

2. Volkswagen Polo (Track): A Base da Linha com Grande Queda

Volkswagen Polo Track, versão de entrada criada para substituir o Gol, apresentou a segunda maior queda de valor.

Versão Preço 0km (2026) Preço Usado (2025) Desvalorização
Track R$ 92.660 R$ 82.736 -10,7%
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Foto: Divulgação

Fatores da Desvalorização:

  • Conceito de Entrada: O Polo Track foi posicionado como um modelo de entrada, simples e com menos equipamentos que as outras versões do Polo, o que já o torna mais sensível à desvalorização.

  • Histórico do Polo: O Polo, conhecido globalmente por ser um hatch de excelente dirigibilidade e acabamento, ganhou uma versão simplificada no Brasil (o Track). O fato de ele ser o “modelo mais barato” do portfólio da VW no país o coloca em um nicho onde a competição de usados é alta, forçando a queda de preço.

3. Volkswagen T-Cross (Sense): O SUV Compacto que Surpreendeu

Apesar de estar no top 3 dos que mais desvalorizam na amostragem, é importante notar que o T-Cross Sense é o modelo que apresenta o menor percentual de perda entre os 10 mais vendidos. O resultado reflete a força do segmento SUV no Brasil, que historicamente protege melhor os valores.

Versão Preço 0km (2026) Preço Usado (2025) Desvalorização
Sense R$ 119.990 R$ 108.441 -9,6%
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Foto: Divulgação

 

Detalhes da Desvalorização:

  • Tendência do Segmento: O T-Cross é um dos SUVs compactos mais vendidos, equipado com motorizações eficientes (como o 1.0 e 1.4 TSI, dependendo da versão) e bom nível de tecnologia. Seu índice de desvalorização de -9,6% está alinhado com a média saudável para SUVs, demonstrando que, mesmo com a desvalorização do primeiro ano, ele ainda é um carro que segura bem o valor se comparado a picapes e hatches de entrada. O modelo só aparece no topo desta lista porque os outros veículos do ranking de 10 mais vendidos (não citados) desvalorizaram ainda menos.

Leia aqui: VW T-Cross é flagrado e pode ganhar novo visual 

 


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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