Participarão representantes de comunidades quilombolas de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Organizado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o encontro é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral e tem apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Além de valorizar a cultura quilombola, o evento promove um espaço de escuta e debate sobre as necessidades das comunidades, em áreas como saúde, educação e segurança, com foco em práticas sustentáveis. Os participantes receberão certificados, reforçando o caráter formativo e inclusivo da iniciativa.
A abertura será no dia 1º de outubro, às 17h, no Museu de História Natural, na Casa Dom Aquino, com apresentações culturais. Nos dias 2 e 3, das 8h às 17h, haverá painéis de discussão, exposições acadêmicas, fotografias e vídeos, além da feira de produtos da agricultura familiar e artesanato.
Oficinas de capoeira, tranças e pinturas corporais também serão oferecidas a cerca de 200 crianças de escolas públicas, garantindo que a tradição quilombola seja vivenciada pelas novas gerações.
Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Mato Grosso possui 78 comunidades quilombolas registradas, mas a estimativa é que existam mais de 200 em todo o Estado.
Mais informações: (65) 99686-7701.
Fonte: leiagora