Durante coletiva de imprensa da Renault é confirmada a volta da marca chinesa Geely ao Brasil, a partir de julho, quando serão abertas 23 concesionárias no país, em 18 cidades. O primeiro modelo da fabricante sediada na China será o SUV elétrico EX5. Pelo menos por enquanto, não foram divulgados os preços nem as versões do modelo.
VEJA TAMBÉM:
Pelo menos em um primeiro momento, a ideia é que a Renault controle toda a operação da Geely no Brasil. Vale lembrar que a marca francesa e os chineses são sócios na joint-venture de motores Horse, que atualmente fabrica os novos 1.0 e 1.3 turboflex que equipam Kardian e Duster.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
SUV elétrico vem aí
Imagem: Divulgação
Também é importante citar que a Geely tem 34% das ações da Renault e que o acordo entre as duas fabricantes no país também prevê a possibilidade da marca chinesa fabricar pelo menos dois veículos em São José dos Pinhais (PR), entre o fim de 2026 e o início de 2027. Ao todo, a operação conjunta prevê 105 concessioárias da Geely no mercado brasileiro.
Sobre o Geely EX5, o que se sabe é que é um utilitário esportivo elétrico, de porte médio e tração dianteira,,com 4,62 metros de comprimento, por 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Vem equipado com motor de 217 cv e 32 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, conforme dados da fabricante.
O Geely EX5 tem disponível duas opções de bateria, a maior tem 60,2 kWh, oferecendo autonomia de até 530 quilômetros no ciclo chinês ( CLTC) e a menor de 49,5 kWh pode chegar até 440 quilômetros.
O visual do SUV chinês segue as linhas da maior parte dos concorrentes vindos da China, com faróis de LED estreitos e lanternas com barra de LED na traseira. Não fatam maçanetas embutidas na carroceria, rodas de aro 19 com acabamento diamantado e vincos profundos nas laterais, dando ideia de robustez e sofisticação.
Por dentro, a receita também segue o padrão da maioria dos chineses, com tela do sistema multimídia no centro do painel, botão giratório do câmbio no console central, bancos revestidos de couro, volante multifuncional e cluster digital e configurável. Para deixar o ambiente mais arejado, deverá ser oferecida a versão com telo solar panorâmico.
Entre os principais rivais do Geely EX5 no Brasil podemos citar o BYD Yuan Plus (R$ 235.800) e o Leapmotor C10, que está a caminho e deverá começar a ser vendido no segundo semestre. Agora, resta aguadar para mais detalhes da novidade em um data mais próxima do lançamento.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo