Algumas cidades pelo mundo escolhem animais que estejam muito presentes na cultura para tornarem-se símbolos locais. Em Berna, capital da Suíça, o destaque vai para os ursos.
A relação já começa no próprio nome da cidade: a grafia original é Bärn, que significa “urso” no dialeto alemão falado em algumas partes do país. Além do nome da cidade, outra homenagem se dá através do BärenPark, o Parque dos Ursos, um santuário de 5 mil metros quadrados às margens do rio Aar para os ursos circularem livremente.
O que é o BärenPark?
Considerada uma das principais atrações da cidade, o santuário nem sempre foi um local tão convidativo aos bichos. Antigamente, os ursos ficam em um fosso, o que limitava muita a movimentação e não ajudava em nada a saúde dos animais.
O novo espaço foi inaugurado em 2009 e dá mais liberdade para os ursos que vivem no local. Além de circular por áreas verdes, eles também podem mergulhar em uma faixa separada do rio Aar, subir nas árvores e, claro, tirar cochilos regulares nas sombras da vegetação.
Ver essa foto no Instagram
As refeições dadas aos animais têm horários fixos, mas o cardápio muda conforme o período do ano, priorizando refeições mais calóricas durante o inverno.
Como visitar o Parque dos Ursos?
O santuário dos ursos é grande, então pode ser observado de diversos pontos de algumas construções do outro lado do Rio Aar, do alto da Ponte Nydegg, mas a melhor forma de observar os bichões é através da passarela paralela ao local.
A observação de lá pode ser feita no mesmo nível que os ursos costumam estar durante as estações mais quentes do ano. Lembre-se que no inverno os mamíferos de grande porte tendem a ficar mais tempo abrigados dormindo ou até mesmo hibernando.
O espaço é público, aberto todos os dias do ano, e não se paga para observar os ursos. Confira outras informações no site oficial.
Além do Parque dos Ursos, quais são as outras atrações de Berna?
A paisagem de Berna é deslumbrante, já que fica cercada por florestas e pelos Alpes. Se você preferir se manter mais próximo à região dos ursos, é possível ver a Altstadt, a cidade antiga, o polo turístico de Berna.
O local conta uma arquitetura antiga muito bem conservada, marcada pelos característicos telhados pontudos. Por ali, você pode visitar o prédio do Parlamento Suíço, a Torre do Relógio e as lojas da Kramgasse, uma rua onde os antigos celeiros subterrâneos viraram lojas, bares e restaurantes.
Berna dispõe de museus para todos os gostos, como o Zentrum Paul Klee (que homenageia o famoso pintor suíço), o Museu de História de Berna, que retrata o lado histórico e que está integrado ao Einstein Museum, que retrata a relação do pai da relatividade com a cidade, já que ele desenvolveu a Teoria da Relatividade enquanto morava lá.
Para quem quer curtir a natureza que circunda Berna, recomenda-se a visita ao mirante e restaurante Rosengarten. Outra boa opção, o Freibad Mazili é um conjunto de piscinas ligadas ao rio Aar e que atrai muitos banhistas durante o verão.
Fonte: viagemeturismo