Aliás, que baita currículo que o Rei do futebol conseguiu nas telonas! Desafio você a comentar o nome de algum ator que conseguiu ser um dos protagonistas de um filme dos Trapalhões (Os Trapalhões e o Rei do Futebol, de 1986), tendo também estrelado um longa norte-americano ao lado de Sylvester Stallone.
Foi especificamente nesse segundo que Pelé conseguiu algo marcante em Hollywood, que foi quebrar o dedo do Stallone com um chute na bola.
Tudo aconteceu nas gravações de Fuga Para a Vitória, que é um filme de 1981, baseado em uma história real, que aconteceu na Alemanha Nazista.
A história que inspirou o filme
Na história real ocorrida em 1942, aconteceu um jogo de futebol não-oficial , disputado entre prisioneiros de guerra soviéticos e soldados nazistas, que ficou conhecido como Partida da Morte.
Na ocasião, os prisioneiros soviéticos, que em sua maioria eram ex-jogadores desnutridos e feridos do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, formaram um time chamado FC Start, que venceu os nazistas de goleada.
Existem muitos relatos controversos sobre como a partida realmente aconteceu, porém, um fato é que boa parte dos prisioneiros foram torturados e mortos pelos alemães, logo depois de o jogo de revanche da Partida da Morte ter acontecido, com os nazistas sendo goleados novamente.
A história do filme
No filme, a história é diferente em alguns aspectos, começando pelo fato de que ela não envolve prisioneiros de guerra soviéticos, e sim alguns da ocupação alemã na França, que aconteceu entre 1941 e 1942.
Isso fez com que o personagem de Pelé não pudesse ser brasileiro, já que historicamente o Brasil não entrou na guerra contra as potências do eixo até a época em que a trama se passa.
Sendo assim, o Rei do futebol interpretou um cabo de Trinidad e Tobago, chamado Luis Fernandez, que no filme foi capturado pelos nazistas na França.
O final da história do filme também é diferente da real, e é melhor que a descrição pare por aqui para que não seja entregue nenhum grande spoiler.
Como Pelé quebrou o dedo de Sylvester Stallone?
Como grande estrela do filme, Sylvester Stallone deveria jogar na linha, mas isso nunca chegou perto de acontecer.
Não foi possível tornar crível que Stallone era um jogador de futebol, dada a tamanha falta de habilidade e conhecimento sobre o esporte da estrela hollywoodiana, e isso até foi usado no roteiro.
Com isso, ele teve que fazer o que todos os desprovidos de habilidade são obrigados a fazer no futebol de fim de semana dos amigos, foi para debaixo das traves.
O destino acabou não sendo generoso para Stallone como goleiro, pois o colocou frente a frente com Pelé, que segundo o próprio ator, chutou contra ele uma bola que “parecia um tiro de canhão” durante a preparação para uma cena.
“O Pelé estava lá e eu já havia ouvido sobre ele e disse: ‘Vou jogar de goleiro’. Ele respondeu: ‘Sério? Você já fez isso?’ Ele me avisou: ‘Você fica aqui no gol, eu vou chutar a bola e você não vai conseguir fazer nada’. Pensei que era besteira. No segundo chute, eu consegui colocar a mão na bola e ouvi um estalo. Passou pela minha mão, quebrou meu dedo, rasgou a rede e derrubou as barracas de arame. Eu só consegui contemplar.” – Disse Stallone para o An Experience With, em 2021.
A homenagem de Stallone a Pelé
Pelé nos deixou no último dia 29 de dezembro, e como não poderia ser diferente, Sylvester Stallone compartilhou sua mensagem.
Em suas redes sociais, o ator exibiu uma foto ao lado do Rei do futebol, chamando o ex-jogador de “grande homem” e “o grande“.
Leia também sobre Pelé
- Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
- As maiores homenagens ao Rei Pelé na cultura pop
- Confira os filmes e séries que contaram com a participação de Pelé
Fuga Para a Vitória teve direção de John Huston.
Em um campo alemão de prisioneiros de guerra o major Karl von Steiner (Max Von Sydow), que já tinha pertencido à seleção alemã de futebol, tem a idéia de fazer um jogo entre uma seleção dos prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine), um inglês que era um conhecido jogador de futebol.
Colby também teria a tarefa de selecionar e treinar o time, para enfrentar o time alemão no Estádio Colombes, em Paris. Enquanto os nazistas, com exceção de Steiner, planejam fazer de tudo para vencer o jogo e assim usar ao máximo a propaganda de guerra nazista, os jogadores aliados planejam uma arriscada fuga durante a partida.
Caso tenha muita curiosidade para assistir ao filme, vai aqui uma notícia boa: Ele está disponível na HBO Max.
Fonte: terra gameon