A partir das 10h deste sábado (9), o Parque Barigui se torna um local de negócios e ofertas de vagas de emprego, na 1ª Feira de Empreendedores e Empregabilidade Tech do Vale do Pinhão. O evento, realizado das 10h às 18h, no Complexo do Imap (Alameda Ecológica Burle Marx, s/n), faz um convite duplo à população: o primeiro, para conhecer e comprar os produtos e serviços de 86 micro e pequenos empreendedores de Curitiba e Região Metropolitana. As informações são da Prefeitura de Curitiba.
O segundo, é voltado especialmente para jovens que fizeram, recentemente, cursos na área de tecnologia da informação (TI) e estão à procura de emprego: o evento vai reunir 11 empresas do setor que têm vagas em aberto ou precisam aumentar seu banco de talentos.
A entrada para a feira é gratuita e para todos os públicos.
“Esta Feira é uma forma inovadora de reunir, no mesmo ambiente, quem está investindo no próprio negócio, empresários que precisam de novos trabalhadores e jovens que querem conquistar o primeiro emprego”, destaca o secretário municipal da Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
A 1ª Feira de Empreendedores e Empregabilidade Tech do Vale do Pinhão é realizada pela Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Fundação de Ação social (FAS) com apoio da Assespro-PR, Emporim Handmade, produção da Zoli Eventos exclusivos e patrocínio da Ademicon.
Novos empregos
Durante todo o dia, 10 empresas de Curitiba que usam a TI para desenvolver suas atividades estarão na Feira para prospectar novos colaboradores, apresentar ao público como estão transformando o mercado e ofertar formações que desenvolvam habilidades em tecnologia.
O público-alvo são jovens que cursaram ou estão cursando o 1º Empregotech – programa da Prefeitura de Curitiba que oferece curso gratuito de programação básica para jovens e adolescentes de 16 a 29 anos – ou outras qualificações em TI. A recomendação é que os jovens estejam com documento pessoal para o cadastramento.
O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, ressalta que a Feira promove o encontro entre talentos em formação e as demandas do mercado digital.
“Esse evento reflete o compromisso da Prefeitura com a capacitação e a geração de oportunidades, fortalecendo a conexão entre empresas inovadoras e futuros profissionais prontos para enfrentar os desafios de uma economia cada vez mais tecnológica”, disse.
Participam desta primeira Feira da Empregabilidade Tech as empresas: Condor, Multifaculdade, Rarm, FAE, Embarca, Junior Achievement, Reinaldin Consultoria, Instituto Ecotech, Quantika, Fator e Autoconf.
Jogo e palestras
Durante o dia, também serão realizados jogos e palestras. Entre as 9h e as 13h, a empresa Junior Achievement promove o Game Vuca, jogo que simula a vida real desafiando o jogador em situações cotidianas e escolhas profissionais.
Às 11h, o psicólogo e orientador de carreiras Flaviano de Cassio Teixeira promove uma palestra para tornar os perfis no LinkedIn mais atrativos para os recrutadores. Às 14h, o analista de TI Gil Chaves, da Junior Achievement, compartilha sua trajetória profissional desde o estágio voluntário.
Todos os eventos têm entrada gratuita.
Empreendedorismo
A Feira também é a oportunidade para quem estiver passeando pelo Parque Barigui conhecer e comprar produtos e serviços de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas de Curitiba e região.
Serão 86 estandes e praça de alimentação. Entre os produtos, estão itens para casa e decoração, esporte e lazer, serviços para realização de eventos, vestuário e acessórios, produtos personalizados, papelaria, petshop, tecnologia e inovação.
As empresas selecionadas são participantes dos programas de qualificação empreendedora da Prefeitura, realizados pela Escola de Inovação da Agência Curitiba, como os Bom Negócio, Empreendedora Curitibana, e Curitiba Empreendedora. Também contam com startups dos Worktibas e artesãos dos Liceus de Ofício Criativo.
Fonte: gazzconecta