Ser promovido a uma função de gestão é uma conquista significativa, mas muitos profissionais descobrem que a responsabilidade é mais desafiadora do que imaginavam. Ser o chefe de alguém não significa, necessariamente, que você é um bom líder – e nem todos os gestores se tornam líderes eficazes.
No competitivo mundo corporativo, especialmente na área de TI, a liderança eficaz é essencial. Funcionários talentosos deixam empresas promissoras por um motivo resolvível: chefes ruins. Um estudo da GoodHire revelou que 82% dos profissionais entrevistados considerariam deixar seus empregos devido a um chefe ruim. É crucial entender as diferenças entre chefes e líderes e ajustar seu estilo de liderança para guiar sua equipe de forma eficaz.
A diferença entre chefes e líderes
Peter Drucker, o pai da gestão moderna, afirmou que todos os gestores devem ser líderes. No entanto, muitos profissionais, ao assumirem funções de gestão, se perguntam: “Quais são as qualidades de um chefe em comparação com um líder?” Não existe uma única resposta, mas aqui estão algumas características.
1. Influência sem autoridade: chefes comandam; líderes influenciam
A autoridade de um chefe vem de sua posição, enquanto a de um líder vem de sua capacidade de influenciar os outros. “Um chefe garante que os funcionários sigam as regras da empresa, pois ele está mandando, mas um líder incentiva os outros a pensarem por si mesmos para alcançar os resultados desejados”. Quem nunca viu um chefe dando ordens, enquanto um líder inspira outros a encontrar o melhor caminho a seguir e a maximizar seu potencial?
Cuidar da sua equipe, ouvir seus pensamentos e ideias, traz o sentimento de pertencimento e isso faz toda a diferença, e as pessoas o seguirão porque querem, não apenas porque precisam.
2. inspiração: chefes explicam; líderes inspiram
Você não deve apenas explicar uma tarefa e deixá-la nas mãos do seu funcionário. Apontar a visão estratégica e permitir que o funcionário encontre o seu próprio caminho, enquanto continua a apoiá-lo é uma das principais características do líder. Explicar o motivo e entender a perspectiva antes que uma tarefa assumida é um mindset de crescimento e colaboração. Neste momento, o funcionário desenvolve o sentimento de dono e daí nasce a paixão.
O sucesso de qualquer atividade na vida requer paixão; sem o desejo de concluir tarefas ou fases da vida, as pessoas não estarão tão motivadas a dar o melhor de si. Como líder, você deve motivá-los, deixando clara a importância do trabalho que realizam. Ou mesmo da fase da vida que se encontram.
3. Orientação: chefes disciplinam; líderes orientam
Funcionários são humanos e erros são inevitáveis. Como você lida com esses erros revela muito sobre sua eficácia como chefe. Enquanto chefes são mais propensos a usar um sistema de recompensa e punição, grandes líderes entendem que os funcionários se beneficiam mais de incentivo e orientação. Punição gera uma cultura do medo, enquanto o incentivo é um reforço positivo que gera engajamento.
É essencial identificar as forças e fraquezas de cada funcionário e orientá-lo de acordo. Em vez de criticar as lacunas de habilidades, trabalhe para preenchê-las, guiando as pessoas para o aprendizado.
4. Microgerenciamento: chefes delegam a tarefa e monitoram cada passo; líderes delegam a autoridade
Microgerenciamento é um problema comum em muitas organizações, especialmente naquelas em que os chefes têm dificuldades em delegar responsabilidades e confiar em suas equipes. Esse estilo de gestão pode ser prejudicial, limitando a criatividade, a autonomia e o crescimento dos funcionários.
Um chefe que microgerencia concentra-se nos detalhes minuciosos do trabalho de seus subordinados. Muitas vezes, sem confiar na capacidade deles de realizar as tarefas de maneira eficaz. Eles tendem a supervisionar de perto cada passo, o que pode criar um ambiente de trabalho estressante e sufocante. Esse foco excessivo em pequenas tarefas impede que os chefes pensem estrategicamente e se concentrem em objetivos de longo prazo.
Por outro lado, líderes eficazes evitam o microgerenciamento ao delegar autoridade em vez de apenas tarefas. Eles estabelecem uma visão clara e a compartilham com sua equipe, fornecendo o contexto necessário para que todos entendam o “porquê” por trás de suas responsabilidades. Em vez de ditar exatamente como cada tarefa deve ser realizada, líderes confiam em seus funcionários para encontrar as melhores soluções, incentivando a inovação e o desenvolvimento profissional.
5. Respeito: chefes estão acima da equipe; líderes são parte da equipe
Um chefe não dedica tempo para conhecer seus funcionários como um líder faz. Para um chefe, importa o trabalho e não as pessoas. Para ser um líder, é essencial facilitar relacionamentos positivos com seus colaboradores. Isso é nutrir o teamwork. Trabalhe com as necessidades de cada pessoa e crie uma cultura que incentive a comunicação aberta.
Portanto, ser líder é um processo de evolução. Tenha pessoas ao seu lado para tornar a evolução mais fácil e leve. Vejo você nessa jornada da evolução da liderança.
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Fonte: gazzconecta