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Tecnologia

BYD no Brasil: Perspectivas e Tendências para o Futuro

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A montadora chinesa de BYD chegou ao Brasil no ano de 2013. De lá para cá, a empresa não só vem liderando o segmento no número de vendas, como possui planos para investir na produção dos seus carros no país.

Em entrevista a , o diretor de marketing da , Pablo Toledo, comentou as expectativas da empresa para os próximos anos.

“A gente está muito entusiasmado com a maneira como as coisas avançam aqui no Brasil”, afirmou Toledo. “Estamos ansiosos para produzir carros aqui. A gente está perto de chegar à concessionária de número 100, o que é um símbolo para a expansão da rede. Quanto mais loja, mais oportunidade para o consumidor brasileiro conhecer um carro tecnológico, sustentável e preocupado com o futuro do mundo.”

Nesta quarta-feira, 24, a marca relançou no mercado um dos primeiros modelos elétricos que foram às vendas no Brasil. Trata-se do modelo BYD Tan EV, um veículo utilitário esportivo (SUV) 100% elétrico de sete lugares.

Apesar de compor a vanguarda dos primeiros carros da marca no país, o SUV acabou não tendo um bom desempenho de vendas por causa do sucesso da linha Dolphin — com mais de 3 mil unidades entregues.

“Muito da história foi contada a partir do lançamento do BYD Dolphin, e a BYD já estava aqui com o Tan, o Han e o Yuan”, explicou o executivo. “Com essa versão nova do BYD Tan, muito mais que uma expectativa comercial, a gente quer mostrar para o consumidor brasileiro o carro como símbolo de tecnologia, conforto, segurança e desempenho.”

Além dos 717 cavalos de potência com resposta imediata na aceleração, o Tan oferece ao consumidor 1.655 litros de espaço no porta-malas e 5 metros de comprimento. Em um comparativo com um carro a combustão, o SUV desempenharia 40 km por litro. No espaço interno, uma tela multimídia de navegação de 22 polegadas, aquecedor de volante e 12 alto-falantes são distribuídos pelo interior do veículo.

“Um SUV de sete lugares que faz de 0 a 100 Km/h em menos de cinco segundos”, afirmou o diretor. “Quando a gente pensa em SUV de sete lugares, a gente geralmente pensa em família, cachorro grande. Não pensa em desempenho. A mensagem que está embutida é de que a BYD tem essa capacidade. Nossa expectativa com esse lançamento é mandar essa mensagem para o consumidor brasileiro.”

Com mais de 600 mil funcionários ao redor do mundo, a atuação da empresa chinesa vai além da venda de carros elétricos no Brasil. Dentre os investimentos da marca, constatam-se uma fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e uma de modelos fotovoltaicos em Campinas. Uma indústria de baterias de fosfato de ferro-lítio em Manaus (AM) também amplia a diversidade de produção no maior país da América do Sul.

Em 2023, a marca deu início à construção ao Complexo de Camaçari, na Bahia, onde deve começar a fabricar os primeiros veículos fora da Ásia.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista em São Paulo. Sob a supervisão de Edilson Salgueiro

Fonte: revistaoeste

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