Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Brasil sem internet: impacto da ausência de Elon Musk – O que acontece?

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em reportagem publicada na da Revista , o repórter Artur Piva destaca o prestado pela . Sob controle de Elon Musk, a empresa fornece acesso à internet a partir de sinais disponibilizados por satélites.

Como seria o Brasil sem a internet de Elon Musk

Num trecho da reportagem, Piva mostra como seria a conectividade no Brasil a empresa de Elon Musk não se fizesse presente — principalmente nos rincões do país.

Leia, abaixo, um trecho da matéria:

“É verdade que antes da constelação de Musk já havia o sinal por satélite. Mas o custo era muito maior, e a qualidade de interação, infinitamente menor. Esse modelo mais antigo ainda está disponível, porém funciona a partir de satélites mais distantes da Terra, o que torna mais lenta a comunicação com o usuário. Além disso, os aparelhos necessários para estabelecer a conexão são maiores — o que demanda mais investimentos, manutenção e energia elétrica.

O modelo antigo usa antenas parecidas com as de operadoras de televisão, como a Claro e a Vivo. São equipamentos maiores e que precisam de um ajuste mais específico e delicado para se conectarem com o satélite. O sistema implantado pela SpaceX, por sua vez, tem um receptor móvel — uma placa do tamanho de uma bandeja. É algo possível de instalar em um carro de passeio — ou de trabalho —, como fez Rodolpho Krampe, produtor rural de Campo Novo do Pareci, em Mato Grosso.”

Antena parabólica de internet da Starlink | Foto: Mike Mareen/ShutterstockAntena parabólica de internet da Starlink | Foto: Mike Mareen/Shutterstock
Antena Parabólica De Internet Da Starlink | Foto: Mike Mareen/Shutterstock

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 233 da Revista vai além do texto , de Artur Piva. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Cristyan Costa, , Alexandre Garcia, Flávio Gordon, Ana Paula Henkel, Miriam Sanger, Eugenio Goussinsky, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Anderson Scardoelli, Dagomir Marquezi e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de óãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e seguir os passos indicados.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.