Fornecedora de soluções tecnológicas para facilitar e acelerar a cadeia de produção de moda, a catarinense Audaces adquiriu a retailtech Sizebay, provador virtual líder no segmento.
As duas empresas de tecnologia têm atuação global. Com a aquisição, a Audaces assume o controle acionário da Sizebay, que auxilia marcas a aumentar suas vendas online com um sistema de prova virtual de roupas e calçados. As empresas seguem com operações independentes com o propósito de continuar fortalecendo sua atuação em mais de 100 países.
De acordo com a Audaces, a transação faz parte da estratégia global de expansão da companhia, considerando a compra de negócios estratégicos e complementares à sua oferta de soluções que abrangem toda a cadeia da moda.
Este é o movimento mais recente do plano de crescimento da Audaces, que projeta investir até R$ 1 bilhão na expansão internacional dos negócios entre 2024 e 2030.
Juntas, as empresas passam a contar com mais de 400 colaboradores em seis unidades, situadas na Europa e Américas, e clientes em mais de 100 países. O valor da aquisição não foi divulgado.
Sediada em Florianópolis (SC) e em Rovereto (Trento, Itália), a Audaces pretende, com a aquisição, ampliar a oferta de multisoluções ligadas à estratégia de vendas em negócios que atuam no universo da moda, da indústria ao varejo online no modelo B2B2C — setor em que a Sizebay é dominante. A operação, segundo a empresa, irá contribuir para consolidar a Audaces na liderança mundial de multiplataformas para Criação 5.0.
Em três décadas de atividade, a Audaces se tornou pioneira em soluções da Indústria 4.0 para Sala de Corte e Criação 5.0 para confecções e é a criadora do Audaces360, única plataforma no mundo que conecta desde a área de vendas até a produção em um único ambiente. Possui mais de 20 mil clientes, entre eles Morena Rosa, Água de Coco, Lenny Niemeyer, Grupo Azzas 2154 (Farm/Animale), Valisere e Renner. A empresa conta, ainda, com 55 franquias e contabiliza mais de 80 mil profissionais impactados por suas soluções.
Ao trazer a Sizebay para seu portfólio, a Audaces incorpora aos seus produtos as soluções da retailtech, que possui 10 anos de operação e unidades de negócios no Brasil, Portugal e Estados Unidos, com mais de mil clientes.
A empresa detém uma solução de provadores virtuais que resolve um dos maiores problemas das lojas online: a desconfiança em relação às medidas das roupas e calçados vendidos na internet, permitindo que os consumidores saibam o tamanho ideal da peça para o seu corpo, de maneira rápida e confiável.
Com a solução da Sizebay, os clientes contam com um mostruário online que contempla mais de 12 milhões de produtos. Entre as marcas que utilizam os serviços da Sizebay estão potências nacionais como Renner e Netshoes; e internacionais, como Dolce & Gabbana, Calzedonia/Intimissimi, DeBijenkorf, WomenSecret/Tendam Group, Miroglio Group, e Jooma.
Operações independentes
A sinergia entre as duas companhias começa pelo DNA focado na indústria da moda e pelo compartilhamento de valores como colaboração, valorização das pessoas e comprometimento com os clientes.
Claudio Roberto Grando, presidente do conselho da Audaces, destaca que a diferença é que, agora, Audaces e Sizebay passam a oferecer, juntas, uma plataforma ainda mais robusta e única para o mercado global nas verticais de Criação e Vendas, criando uma solução ainda mais completa para os varejistas online.
“Esta é uma aquisição sob medida para um mercado de crescimento exponencial. A Sizebay terá autonomia nas operações, mas estará unida com a Audaces em energia, tecnologia, inovação e satisfação de clientes, com uma estratégia de forte crescimento global para empoderar e potencializar os profissionais e o mercado global de moda”, destaca Grando em nota.
Marcelo Motta Bastos e Janderson Roberto Araujo, sócio-fundadores da Sizebay, seguem à frente da retailtech e serão os responsáveis pela expansão internacional do negócio e por avançar nas conexões da empresa com a Audaces.
Para Janderson Araujo, a aquisição ocorre no período de lançamento de uma nova solução, batizada de Mix & Match, uma ferramenta da Sizebay de try-on (tecnologia que permite experimentar virtualmente roupas e acessórios antes da compra online) com uso intensivo de inteligência artificial (IA). A solução procura atender a uma demanda crescente do mercado por experiência e interatividade ao permitir que os clientes criem looks online com o catálogo da loja.
“Nós transformamos a experiência de compra dos e-commerces de moda e, agora, estamos oferecendo uma suíte de soluções que não existe no mercado. Além disso, abre-se um universo de possibilidades para o futuro da moda”, afirma.
O negócio também marca um novo capítulo na história das empresas, uma vez que representa a ampliação de suas capilaridades e o aumento acelerado de seus alcances globais. “Esta união irá permitir acelerar consideravelmente o crescimento em vendas, por meio do aumento da rede de franquias e distribuidores, assim como pela integração do portfólio de produtos e serviços das empresas”, diz Marcelo Bastos da Sizebay.
Assessoria de M&A
A Sizebay contou com a assessoria do escritório Vanzin & Penteado Advogados, representado pelo advogado Kael Moro, especialista em direito empresarial e operações de M&A. “A operação entre a Audaces e a Sizebay foi meticulosamente planejada para refletir não apenas a expansão de mercado, mas também a valorização de uma parceria estratégica que potencializa ambas as empresas. Atuando por meio do meu escritório, Vanzin & Penteado Advogados, garanti que todos os aspectos legais e empresariais fossem abordados com precisão, visando uma integração bem-sucedida e um futuro promissor para as companhias”, afirma Kael Moro.
Os sócios-fundadores da Sizebay, Janderson Araujo e Marcelo Bastos, também expressaram grande satisfação com a colaboração de Kael Moro. “Kael não apenas entendeu profundamente nossas necessidades, mas também nos guiou com uma visão clara e um compromisso excepcional com o sucesso da nossa empresa. Seu suporte e dedicação, oferecido por meio do escritório Vanzin & Penteado, foi crucial para navegar neste processo com confiança e eficácia”, comenta Janderson.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta