Sophia @princesinhamt
Política

Toffoli destaca que ministros do STF representam cerca de 100 milhões de votos, afirmando legitimidade

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Dias Toffoli, do , afirmou, nesta quinta-feira, 20, que o STF tem legitimidade e autoridade popular.

“Se somados os votos dos presidentes da República que receberam, e foram eleitos, aos votos dos senadores que nos aprovaram, todos aqui estamos legitimados em cerca de 100 milhões de votos”, disse Toffoli, durante o julgamento que trata da descriminalização do porte da maconha para uso pessoal. “Então, não há que se falar que aqui não há legitimidade popular.”

ministros stf
Foto oficial dos ministros do STF registrada durante a posse de Dino no lugar de Rosa Weber – 22/2/2024 | Foto: Antonio /SCO/STF

Conforme o juiz do STF, a “voz da sociedade se faz ” no tribunal. “Aqui, temos pessoas indicadas por presidentes da República de direita, de esquerda, de , de centro-direita e de centro-esquerda”, observou Toffoli. “E fomos todos aprovados pelo .”

Ainda de acordo com Toffoli, a Corte “tem autoridade popular com base na Constituição e na nossa indicação”. Toffoli é um dos que ainda precisam votar no julgamento que pode descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal. A Corte debate também fixar a quantidade de entorpecente que diferencie uma pessoa de traficante e usuário.

O ministro disse também que a proibição das drogas foi motivada pela combinação de preocupações de saúde pública, mas com impulsos moralistas e racistas, para controlar certos grupos sociais.

Para sustentar sua fala, o juiz do STF citou proibições anteriores legisladas na época da escravatura, como samba, capoeira e candomblé.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.