Sophia @princesinhamt
Política

Investigações sobre militares vão avançar, diz comandante do Exército

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O general Tomás Paiva, o novo comandante do Exército, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que as investigações em curso sobre a suposta participação de militares nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília, vão avançar.

Paiva e Lula se reuniram na quinta-feira 26, no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O general informou que os pareceres sobre os militares estão sendo elaborados.

O novo comandante do Exército segue a determinação de Múcio, que, , disse que os comandantes das Forças Armadas concordaram em abrir processos contra os militares que tiveram envolvimento nas manifestações.

“Os militares estão cientes e concordam que vamos tomar essas providências”, afirmou Múcio, ao sair de uma audiência no gabinete presidencial. “Evidentemente, no calor da emoção, a gente precisa ter cuidado, para que as acusações e as penas sejam justas. Tudo será providenciado em seu tempo.”

Em 12 de janeiro, o presidente responsabilizou os militares pelas consequências da invasão do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso. “Estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para essa gente entrar, porque não vi a porta de entrada quebrada”, disse.

Tomás Paiva ascendeu ao cargo de comandante do Exército no sábado 21, , em razão de uma “fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.