Sophia @princesinhamt
Política

Governo Lula planeja remover ensinamentos militares de currículos de capacitação da PRF

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A deve apresentar ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um plano para retirar o “conteúdo militar” da formação dos agentes. A informação é do site Poder360. O documento deve ser entregue em reunião agendada para esta terça-feira 12.

+ no site da Revista Oeste.

Segundo o site, o plano inclui mudanças na formação de novos policiais como, por exemplo, a participação obrigatória em aulas de direitos humanos e cidadania.

Atualmente a formação dos agentes da PRF tem diretrizes semelhantes às dos cursos das Forças Armadas, o que é visto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma forma de fazer com que o policial veja o cidadão como um “inimigo”.

Em razão disso, o atual governo pretende transferir para Brasília a Universidade da PRF, uma espécie de academia de instrução para policiais rodoviários federais. A construção dos prédios para a instituição, que hoje funciona em Florianópolis, está orçada em R$ 35 milhões. A intenção é dar início às obras em janeiro.

Ordem de reformulação do curso da PRF foi dada por Dino, em agosto

PRFPRF
Ordem De Reformulação De Cursos Da Prf Foi Dada Pelo Ministro Flávio Dino Em Agosto | Foto: Reprodução/Prf

A reformulação do curso de formação dos policiais rodoviários federais começou por ordem de Dino em agosto, quando o ministro demitiu os três agentes envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba (SE), em maio de 2022.

+

Neste ano, uma menina de 3 anos — Heloisa dos Santos Silva — acabou baleada durante uma ação no Rio de Janeiro da PRF, atualmente comandada por Antônio Fernando Oliveira, agente indicado para o cargo por Dino. Os três policiais envolvidos foram denunciados por homicídio — a menina faleceu depois de ficar nove dias internada no hospital.

A ação também acusa os agentes de tentativa de homicídio, já que além de Heloisa, estavam no carro os pais da menina, uma irmã, de 8 anos, e uma tia.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.