O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, celebrou na tarde desta quinta-feira (9) o anúncio da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que confirmou o repasse de R$ 60 milhões para a Saúde de Cuiabá. Os recursos devem atender pacientes de todo o Estado, que procuram a capital mato-grossense para atendimento médico. Více-líder do governo Lula, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) desempenhou papel fundamental nas tratativas que resultarão na liberação dos recursos.
“Sigo em Brasília trabalhando intensamente com minha equipe e o deputado federal Emanuelzinho. Direcionamos esforços para assegurar que o Ministério da Saúde libere recursos para a saúde pública de Cuiabá, na verdade, para toda a saúde pública de Mato Grosso, já que Cuiabá carrega nas costas o sistema de saúde do Estado. Fiquei impressionado com o conhecimento detalhado do governo federal sobre a situação da saúde na cidade. É desanimador ver como o governo estadual parece negligenciar a população de Cuiabá. No entanto, prefiro focar nas boas notícias: recebemos o aval do Ministério da Saúde. O deputado federal Emanuelzinho trouxe uma excelente notícia: o Ministério aprovou a liberação de 60 milhões de reais para auxiliar a saúde da capital”.
O prefeito explicou ainda que existem trâmites legais que serão cumpridos até a liberação efetiva do aporte financeiro. “Continuarei em Brasília para coordenar a liberação desses recursos, possivelmente adicionando-os ao Teto MAC. Estou confiante de que, com o apoio dos técnicos do governo federal, poderemos fazer isso acontecer. Esta é uma vitória significativa para Cuiabá e para Mato Grosso. Gostaria de agradecer ao presidente Lula, à ministra da saúde, assim como a toda a minha equipe”.
Para o deputado federal Emanuelzinho, a quantidade imensa de pacientes de todo o estado atendidos pela Saúde de Cuiabá foi o que sensibilizou a ministra. “Com a sensibilidade da ministra da saúde Nísia Trindade, ao entender que o hospital de Cuiabá funciona como uma unidade de atendimento de todo o estado, o Ministério da Saúde autorizou para os próximos dias 60 milhões de reais”, afirmou o deputado federal Emanuelzinho.
Os recursos serão destinados para a compra de medicamentos, realização de cirurgias e valorização dos profissionais de saúde. “Fica aqui o nosso comprometimento, a nossa luta, com todo o estado de Mato Grosso, e o agradecimento à ministra e ao presidente Lula”.
Fonte: odocumento