A Superterça, como é chamado o dia em que as corridas presidenciais tomam forma nos Estados Unidos, acontece nesta terça-feira, 5. Os republicanos vão disputar em 15 Estados e os democratas em 15 Estados mais um território o nome que será indicado para concorrer à Presidência do país.
O presidente Biden é favorito dos democratas para a Casa Branca, e não enfrenta grandes adversários. Entre os Estados que vão votar está Minnesota, terra do deputado Dean Phillips, que também pretende comandar a Casa Branca. Mas ele pode enfrentar a derrota em seu reduto eleitoral nesta primeira fase.
Herdeiro de fabricante de vodca e deputado, Phillips critica abertamente a capacidade e a idade do atual presidente.
A escritora de autoajuda Marianne Williamson também está na batalha. Ela havia encerrado sua participação na campanha, mas a reativou depois de ficar à frente de Phillips nas primárias de Michigan.
Na corrida republicana, 874 dos 2.429 delegados vão competir. São necessários pelo menos 1.215 delegados para conquistar a indicação oficial do partido.
O ex-presidente é disparado o candidato mais forte à nomeação republicana. A ex-embaixadora das Nações Unidas vem em seguida. Ela continua na corrida, mas ainda não venceu em nenhum Estado.
Trump deve vencer com folga todas as seis disputas de nomeação republicana em Iowa, New Hampshire, Nevada, Ilhas Virgens, Carolina do Sul e Michigan.
Nesta Superterça, há centenas de delegados em jogo, tanto para democratas quanto para republicanos, mas nem Biden nem Trump serão capazes de ganhar delegados suficientes para garantir a nomeação nesta terça-feira, segundo a imprensa norte-americana.
A CBS News estima que o primeiro dia em que Trump poderá garantir a nomeação será no dia 12; Biden, no dia 19.
Os republicanos votam nas eleições primárias nos seguintes Estados:
- Alabama;
- Arkansas;
- Califórnia;
- Colorado;
- Maine;
- Massachusetts;
- Minnesota;
- Carolina do Norte;
- Oklahoma;
- Tennessee;
- Texas;
- Vermont; e Virgínia.
Os democratas votam nas eleições primárias nos seguintes Estados:
- Alabama;
- Arkansas;
- Califórnia;
- Colorado;
- Maine;
- Massachusetts;
- Minnesota;
- Carolina do Norte;
- Oklahoma;
- Tennessee;
- Texas;
- Utá;
- Vermont; e Virgínia.
Fonte: revistaoeste