Sophia @princesinhamt
Política

Dino fora do julgamento: entenda o processo que não será avaliado pelo STF

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Flávio Dino, do , não poderá votar no processo de revisão da toda do Instituto Nacional do Seguro Social, que voltou ao plenário da Corte nesta quarta-feira, 28.

Por causa do voto da antecessora de Dino, Rosa Weber, o juiz do STF não vai se manifestar no caso.

Em linhas gerais, a revisão da vida toda é uma ação na qual aposentados pedem para incluir no cálculo do seu benefício contribuições previdenciárias antigas, de antes de julho de 1994, para ter aposentadoria maior.

A tese foi aprovada pelo STF em dezembro de , por seis votos a cinco.

flávio dino
O Ministro Flávio Dino, Do Stf, Durante Missa Em Sua Homenagem, Em Brasília – 22/2/2024 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O INSS informou que, caso a Corte siga adiante com o caso, o instituto terá de revisar 88 milhões de benefícios, que são todas as aposentadorias concedidas entre 1999 e 2019. Além disso, comunicou que o gasto para pagar a correção estaria estimado em cerca de R$ 300 bilhões.

Os altos valores são rebatidos por anexados ao processo no Supremo. Um deles revela que, segundo Conselho Nacional de , há hoje no Judiciário 61.411 ações que discutem a revisão da vida toda.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.