O cargo com o maior número de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (), considerado o “Enem dos Concursos”, é o de técnico em indigenismo na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A vaga pede ensino médio completo e oferece salário de R$ 6,9 mil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, nesta sexta-feira, 23, em entrevista coletiva em Brasília (DF).
Segundo o governo federal, 323,2 mil pessoas vão concorrer às 152 vagas para esse cargo. Isso equivale a 2,1 mil candidatos por vaga.
Já entre as oportunidades de nível superior, o cargo de auditor-fiscal do trabalho (AFT), do Ministério do Trabalho, foi o mais buscado. Ao todo, há 315,8 mil concorrentes para essa função.
Essa é a área com a maior quantidade de vagas do concurso: 900. O cargo também oferece o maior salário inicial, de R$ 22,9 mil. Nesse caso, a concorrência é de 351 candidatos por vaga.
Segundo o governo federal, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é o maior da história do país, em número de inscrições. Mais de 2,6 milhões de candidatos se inscreveram. No entanto, 512,6 mil — o que representa 19% — não fizeram o pagamento da taxa que confirma a participação na prova.
Por esse motivo, 2,1 milhões de candidatos vão poder realizar o exame. Eles vão concorrer às 6,6 mil vagas, em 21 órgãos do governo federal.
São Paulo é o Estado com maior número de inscritos, seguido do Rio de Janeiro e Distrito Federal. Candidatos de 5,5 mil municípios vão participar do exame, segundo o governo.
Fonte: revistaoeste