Em Salvador, capital do Estado da Bahia, o atual prefeito Bruno Reis (União brasil-BA) foi reeleito com 78,68% dos votos válidos nas eleições deste domingo, 6. A porcentagem corresponde a 99,96% de urnas apuradas.
O segundo colocado foi Kleber Rosa (Psol), que obteve 10,42% do eleitorado. Além dos citados, Geraldo Júnior (MDB) também concorria à prefeitura, e teve 10,33% dos votos.
Os candidatos Eslane Paixão (UP), Giovani Damico (PCB) e Victor Marinho (PSTU) não alcançaram 1% dos votos válidos. A votação foi encerrada às 17h deste domingo.
Bruno Reis, reeleito como prefeito de Salvador, já foi deputado estadual da Bahia (2010-2014), vice-prefeito (2016-2020), e, desde 2021, ocupa o cargo de prefeito da capital baiana. Com 47 anos, ele é casado com Rebeca Reis e pai de três filhos.
Bruno é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e possui pós-graduação em Gestão de Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Ele também concluiu um mestrado em Desenvolvimento e Gestão social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua carreira começou como assessor do ex-deputado ACM neto e, ao longo dos anos, consolidou sua reputação na política local.
Conforme noticiado por , o Instituto Paraná Pesquisas já apresentava a possibilidade de Reis ser reeleito no 1º turno do pleito. De acordo com as estatísticas, o político, cuja aprovação no governo municipal quase chega a 80%, tinha 74% das intenções de voto. O segundo colocado, Geraldo Júnior (MDB), tinha 7,4% dos votos.
quarto maior colégio eleitoral do Brasil, Salvador tem mais de 1,9 milhão de eleitores e, portanto, poderia ter segundo turno, mas apenas se o primeiro colocado não atingisse 50% dos votos válidos mais um.
Fonte: revistaoeste