Sophia @princesinhamt
Política

Análise: Declaração de Gilmar Mendes sugere motivo para impeachment de Bolsonaro, diz Colunista do UOL

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Gilmar Mendes, do , deveria ser alvo de processo de impeachment por antecipar — de forma pública e dos autos processuais — seu juízo em determinados casos. Ao menos essa é a análise do desembargador aposentado do e atual comentarista do UOL, Wálter Maierovitch.

A afirmação de que Mendes deveria ter o mandato cassado como ministro do STF foi externada nesta quinta-feira, 29. Ao participar de programa audiovisual do UOL, Maierovitch disse que o magistrado declarou, ao jornal O Estado de S. Paulo, que o ex-presidente havia confessado um crime. “Parece [que foi uma confissão], que todos sabiam”, disse o integrante do Supremo à publicação.

Na visão do , Mendes acaba por contrariar a . Nesse sentido, o desembargador aposentado ainda se referiu ao ministro do STF como um “papagaio” que atua como se fosse um “formador de opinião”.

“Isso [declaração de Mendes] é motivo para impeachment“, disse Maierovitch. “O juiz não pode contrariar a Constituição. Gilmar Mendes é um papagaio há muito tempo, como se ele fosse um formador de opiniões. Ele usa esse tipo de e qual o resultado? As pessoas, certamente, colocando o Supremo como tribunal político em que ministros se intrometem em tudo e que ministros pré-julgam, que é o que ele faz sempre.”

“Ele está o tempo inteiro contra a Constituição e atenta à lei orgânica da magistratura”

Wálter Maierovitch, colunista do UOL, sobre a atuação de Gilmar Mendes

Conforme o colunista do UOL, Mendes, que é o decano do Supremo, é responsável por atitudes que vão contra as regras do próprio . “Ele é um papagaio inoportuno”, disse. “Ele está o tempo inteiro contra a Constituição e atenta à lei orgânica da magistratura, que proíbe o juiz de se manifestar fora dos autos.”

Gilmar Mendes - urnas eletrônicas - Brasil - STF - TSE
O Ministro Gilmar Mendes, Do Stf, Teceu Elogios Ao Sistema Eletrônico De Votação Usado No Brasil | Foto: Fellipe Sampaio/Sco/Stf

Gilmar Mendes é ministro do STF desde junho de 2002. Ele chegou à Corte por indicação do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Tornou-se o decano — ou seja, o ministro com mais tempo de tribunal — do Supremo em julho de 2021, com a aposentadoria de , em julho de 2021.

Pela legislação em vigor no país, um ministro do STF se aposenta de forma compulsória ao completar 75 anos de idade. Mendes vai completar esta idade em dezembro de 2030.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.