Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Vendas do Dia das Mães em 2024: Comércio local projeta ticket médio menor, mas mantém otimismo

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

Lojistas ouvidos pela CDL de Rondonópolis citaram ticket médio menor em 2024, mas, ainda assim, com aquecidas na segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães. O levantamento foi feito no início desta semana com empresas de ramos variados.

Considerado o Natal do primeiro semestre, para parte dos lojistas entrevistados o Dia Das Mães pode trazer incremento entre 7% a 10% nas vendas, na comparação com a data em 2023. “Para nós, depois de dezembro, este será o principal momento das vendas, já que o início do ano foi muito devagar”, afirma um lojista pela CDL. “Para este ano, com as campanhas já nas ruas, a gente aposta que o cenário ê uma melhorada”, completa o empresário do ramo de vestuário.

Baixo poder de compra, instabilidade econômica, insegurança foram alguns dos elementos citados pelos lojistas para tentar ilustrar o momento “morno” do comércio rondonopolitano. “[o comércio] de modo geral não está aquecido, mas é claro que o Dia das Mães reflete em nas vendas. Afinal, dificilmente alguém deixe passar em branco, sem presentar com ao menos uma lembrancinha”, ressalta outra lojista ouvida no levantamento. “A questão é que esse ano acreditamos em vendas de produtos mais baratos”.

Guerra e clima

Outros fatores destacados importantes no contexto da economia atual saem da realidade apenas local. Países em guerra e instabilidade climática, bem lembra um lojista, também impactam nos preços. “Neste contexto, a gente pensa em como as coisas refletem no consumo. O primeiro trimestre do ano foi muito apertado e mesmo os que se destacaram abriram mão de margem. Focaram no preço. Os consumidores estão receosos, temos muitas famílias endividadas e até mesmo o agronegócio, fundamental no nosso Estado, vem sofrendo baixas por conta do clima, o que, claro afeta a economia como um todo e os investimentos deixam de serem feitos”, pontua.

Otimista, porém, o lojista projeta incremento entre 5% a 7% nas vendas deste Dia das Mães na comparação com o mesmo período no ano passado. “Se isso se concretizar, será um bom Dia das Mães”, diz. “A gente percebe que falta motivo para apessoas irem às lojas e o Dia das Mães é justamente este motivo, uma data forte”, finaliza.

Fonte: primeirahora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.