Sophia @princesinhamt
Notícias

Sebrae/MT destaca importância da segurança alimentar e sustentabilidade na cadeia de laticínios

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Sebrae/MT destaca segurança alimentar e sustentabilidade para cadeia de laticínios

O Seminário + Negócios reuniu setor de laticínios para discutir melhorias para a cadeia produtiva, no Centro de Eventos Senai, nos dias 4 e 5 de junho

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
06/06/2024 às 10:46

A busca por processos mais seguros e produtos sustentáveis na cadeia de laticínios foi um dos assuntos levados pelo Sebrae/MT para ‘Seminário + Negócios | Encontro de Laticínios’, realizado em Cuiabá, nos dias 4 e 5 de junho. O evento, que ocorreu 1ª vez Mato Grosso, reuniu o setor produtivo de laticínios para debater melhorias para a atividade. Na ocasião, a adoção de práticas de sustentabilidade foi um dos temas defendidos pelo Sebrae/MT.

“Incentivamos a produção com foco em mercado, porém alinhado as normas ambientais e sanitárias vigentes. Sabemos que esse é o nosso maior desafio, mas temos buscado aproximação com diversas instituições e parceiros por meio do nosso time do Sebrae Mato Grosso”, declarou o diretor Administrativo do Sebrae/MT, Roberto Dahmer.

Métodos de como entrega produtos seguros e sustentáveis foram abordados durante a palestra ‘’Do campo à mesa com responsabilidade: ESG na cadeia de laticínios’, realizada por Laís Nunes, analista técnica do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

“O objetivo é compartilhar conhecimento e apresentar ao produtor que a aplicação dos critérios ESG (ambiental, social e de governança) são essenciais durante o processo de produção dos produtos, visando a redução dos impactos ambientais, atendimento as legislação ambiental e fitossanitárias e atendimento ao mercado consumidor, que cada vez mais exigindo produtos que sigam práticas ESG”, explica.

Outros caminhos para que o pequeno produtor de leite posicionem seus produtos de forma sustentável podem ser encontrados jundo ao Sebrae/MT, conforme lembra Roberto Dahmer.

“Quem deseja se tornar uma agroindústria competitiva e sustentável podem buscar o Sebrae mais próximo, pois além de apoiarmos este setor produtivo, intensificamos a nossa atuação no sentido de preparar, capacitar, orientar os empreendimentos para buscarem a excelência e melhoria dos processos e produtos para levarem a sociedade de alimento seguros, prezando pela qualidade e segurança alimentar da sociedade”, finaliza.

O Seminário + Negócios-Encontro de Laticínios foi uma realização do Grupo + Food, responsável pela edição das revistas ‘+ Leite e + Carne’, em parceria com Sebrae/MT, o Sindilat/MT (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado) e o Sistema Fiemt (Sesi e Senai).

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.