Sophia @princesinhamt
Notícias

Retorno dos Garis em Cuiabá: Coleta de Lixo Alternada em Alguns Bairros

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

Após dois dias em greve, os garis responsáveis pela coleta de lixo em á e VG, acataram a decisão liminar do desembargador Tarcísio Regis Valente, da 23ª Vara Regional do Trabalho, e voltaram aos trabalhos de urbana nesta quarta-feira (05). Os trabalhadores contratados pela empresa terceirizada LOCAR Saneamento Ambiental, realizarão a coleta de lixo de maneira alternada pelas regiões da capital, segundo informou a Prefeitura.

O movimento paredista, que reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho, teve início na segunda-feira (1º). Embora tenha sido declarada ilegal pelo desembargador Tarcísio Regis Valente, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, o Sindilimp havia decidido não respeitar a liminar e continuar com a paralisação, mesmo com a determinação de multa diária de R$ 100 mil.

Com a decisão de seguir a liminar, os profissionais de voltaram a trabalhar e as coletas acontecerão em quatro turnos, sendo que o primeiro começou às 5h da manhã desta quarta-feira e o último será às 22h. A frequência será conforme a região da cidade, sendo que está á ser diária ou alternada em dias pares ou ímpares.

As únicas regiões que terão coleta diária serão: Av. Fernando Correa Da Costa, Av. Carmindo Campos, Av. Do Cpa, Av. Tem. Cel. Duarte, Av. XV De Novembro, Av. Beira Rio, Centro Norte, Centro Sul, Palacio Bandeirantes, Igreja São Gonçalo (D. Aquino), 13 De Junho (Parte), Antonio Maria, Joaquim Murtinho, e Porto.

Confira no anexo abaixo o cronograma completo de coleta de lixo.

Greve

A greve foi deflagrada após reunião realizada no Público do Trabalho (MPT) no dia 26 de junho, com o Sindicato dos Empregados de Limpeza Urbana e Áreas Verdes do Estado de Mato Grosso (Sindilimp/MT) e Locar. O Sindilimp repassou a proposta feita pela empresa e ouviu os trabalhadores, que recusaram a oferta por ser a mesma feita em uma reunião 60 dias antes.

O Sindilimp pontuou ainda que nunca deixou de negociar as pautas trabalhistas, no entanto, os trabalhadores decidiram pela interrupção das negociações, uma vez que, a Locar tem protelado a resolução dos problemas apresentados, pois seu contrato com a Limpurb se encerra em 03 de dezembro.

Entre as reivindicações da classe estão reajuste salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com um dos grevistas, identificado apenas como “Mosquito”, os trabalhadores tentam negociação há cerca de sete meses, mas a empresa se recusa a negociar e oferecer um reajuste “decente”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.