Sophia @princesinhamt
Notícias

Livros para o ano letivo 2023 são entregues às escolas estaduais de MT

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

Professores e estudantes da rede estadual de ensino vão iniciar o ano letivo de 2023, no dia 6 de fevereiro, com o material didático impresso do Sistema Estruturado de Ensino em mãos. Os livros já estão sendo enviados às escolas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Todo o conteúdo programático regionalizado foi atualizado e revisado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT).

Outra novidade são as capas, que foram criadas por 51 estudantes de vários municípios que participaram do ‘Concurso Artístico Você na capa: Compartilhe seu talento’, promovido pela Seduc-MT no segundo semestre de 2022.

Apoiado em textos didáticos, exercícios diferenciados, o Sistema Estruturado de Ensino pode ser acessado via Plataforma Plural em sala de aula por meio de chromebook, celular, tablet ou computador. Consiste em uma forma eficiente de ensinar e de aprender, no qual o estudante pode dar continuidade aos estudos em casa. Une material físico e ambiente virtual, estimulando o estudante a se tornar protagonista do próprio conhecimento.

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, observa que as políticas educacionais do Sistema Estruturado de Ensino contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e estão organizadas de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão das aprendizagens.

“A plataforma virtual oferta o acesso aos conteúdos didáticos de todas as áreas do conhecimento, com possibilidade de pesquisa e aprimoramento do aprendizado, possibilitando a plena integração com o material estruturado de ensino”, afirma o secretário.

Com essa ferramenta pedagógica, a Seduc-MT realiza avaliações bimestrais que permitem que gestores e professores verifiquem a aprendizagem dos estudantes nas principais habilidades esperadas em diferentes momentos do ano letivo, possibilitando orientações para o planejamento pedagógico e recuperação da aprendizagem de forma focada e diferenciada para cada nível de dificuldade.

Também permite implementar a cada ano letivo o circuito de gestão pedagógica que prevê a aplicação e o gerenciamento de estratégias metodológicas e sistemáticas, com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

Além do material didático impresso, o Sistema Estruturado de Ensino conta com outras frentes estratégicas, como a plataforma digital, formação continuada dos professores, avaliações bimestrais e anual, além do circuito de gestão pedagógica. Começou a ser usado pela rede estadual no ano letivo de 2022, por meio de contrato entre o Governo do Estado, a Seduc-MT e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

2024 word2

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) publicou nesta sexta-feira (13.01) o edital do processo seletivo simplificado para o preenchimento de 80 vagas em cursos tecnológicos ofertados pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Estão abertas 40 vagas para reparador de computadores e 40 vagas para reparador de celulares. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro pelo link.

As aulas iniciarão no dia 06 de fevereiro e serão ministradas na modalidade presencial na sede da Seciteci Alta Performance, localizada na Avenida Mato Grosso, Nº 173, em Cuiabá. O curso tem a parceria do Programa de Recondicionamento de Computadores – RECYTEC.

Os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos completos e ensino fundamental concluído. O formulário de inscrição está disponível na página da Seciteci, em Portal de Processos Seletivos. As provas serão aplicadas entre os dias 17 e 24 de janeiro, exceto sábado e domingo, mediante agendamento prévio, definido no ato da inscrição, conforme o edital. A avaliação conterá dois (02) jogos Sudoku, sendo um (01) nível fácil e um (01) nível médio, com duração máxima de 60 minutos cronometrados.

2024 word2

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, realiza este mês mais uma edição da Colônia de Férias, com uma programação de muita diversão e conhecimento, em que os adultos também podem participar. As inscrições começam na segunda-feira (16.01). Entre as atrações estão oficinas de pintura, jogos, slime e confecção de brinquedos. Também haverá apresentação com palhaço, contação de história, palestras de educação ambiental e mostra de ciências.

As atividades são todas gratuitas e os participantes também ganham lanche. Ao todo, são 450 vagas, sendo 150 pessoas para cada dia de programação. A Colônia de Férias será realizada nos dias 25, 26 e 27 deste mês, das 13h às 17h.

“O objetivo é incentivar crianças, adolescentes, jovens e adultos a conhecerem a biblioteca, e a perceberem que, além de ser um espaço de conhecimento, também oferece lazer e diversão. Não restringimos a idade, porque tem os pais, mães, avós e cuidadores que as acompanham as crianças e participam das atividades”, destaca a gerente da Estevão de Mendonça, Elienes Moreira.

Além das oficinas e brincadeiras, o evento contará com uma mostra de ciências do projeto Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). A equipe vai montar tendas onde o público poderá conferir vídeos de astronomia, experimentar um óculos de realidade virtual, fazer experiências com robótica e ver como funciona um drone, entre outras atrações. Outra presença confirmada é da Polícia Ambiental, que vai fazer um trabalho educativo com palestras para os participantes.

A colônia de férias é realizada todos os anos, nos meses de janeiro e julho, na biblioteca, que é gerida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (65) 3613-9240 ou pelo email [email protected] .

2024 word2

2024 word2

2024 word2

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.