O Distrito da Guia, situado em cuiabá, receberá um importante evento promovido pela Justiça Eleitoral. Nos dias 14, 15 e 16 de junho, a Escola Estadual Filogônio Corrêa será o palco de um mutirão de atendimento ao eleitor, visando oferecer diversos serviços relacionados à regularização eleitoral.
A iniciativa é promovida pela 1ª Zona Eleitoral, com sede em Cuiabá, que também é responsável pelo eleitorado do município de Acorizal/MT. Durante o evento, os eleitores terão a oportunidade de realizar procedimentos como o alistamento eleitoral para emissão da primeira via do título, atualização de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via, além de obter certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emissão de guias de multas, entre outros serviços.
O mutirão contará com uma equipe de profissionais da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, prontos para atender e orientar os cidadãos em relação às suas demandas eleitorais. O horário de atendimento será das 09h às 14h, nos três dias do evento.
Além dos serviços prestados, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, ministrará uma palestra no último dia do mutirão, abordando temas de grande relevância cívica, como cidadania, voto consciente e democracia. O público-alvo da palestra serão os estudantes da Escola Estadual Filogônio Corrêa, buscando promover a educação cívica e o engajamento dos jovens no processo democrático.
Para garantir um atendimento ágil e eficiente, é importante que os eleitores estejam munidos dos seguintes documentos: um documento oficial de identidade válido, como RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, entre outros definidos em lei; comprovante de residência em nome do requerente, cônjuge ou companheiro(a), ou de parente em linha reta consanguínea até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se aos ascendentes do cônjuge ou companheiro(a); e, para os homens a partir dos 19 anos e que irão requerer a primeira via do título, é necessário apresentar comprovante de quitação com o serviço militar.
Vale ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Passaporte não são aceitos como documentos de identificação para o alistamento eleitoral, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.
“A realização desse mutirão demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral em facilitar o acesso dos cidadãos aos seus direitos políticos, promovendo a participação democrática e fortalecendo a cidadania. Ao disponibilizar serviços como o alistamento eleitoral, atualização de dados e emissão de certidões, a Justiça Eleitoral contribui para que os eleitores exerçam seu direito de voto de forma consciente e estejam em conformidade com as exigências legais”, ressaltou o juiz da 01ª ZE.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews