Interessados no programa habitacional devem manter o Cadastro Único atualizado, conforme exigido pela Portaria 412/2015, para elegibilidade. Várzea Grande oferece várias opções, incluindo quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para ajudar as famílias a cumprir esse requisito.
Muitas famílias interessadas em participar do processo de seleção para o Residencial Colinas Douradas estão buscando a sede da Secretaria de Assistência Social para atualizarem seus Cadastros Únicos e NIS (número de Inscrição Social), conforme exigido pela Portaria 412/2015, que aprova o Manual de Instruções para Seleção de Beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Ministério das cidades.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, enfatiza a importância da atualização cadastral a cada dois anos, ou sempre que houver qualquer mudança no endereço, número de celular ou município. “Manter seus dados atualizados é fundamental para garantir a elegibilidade para benefícios, serviços e, nesse caso, para o processo de seleção no programa habitacional”, destacou.
Vale ressaltar que em Várzea Grande existem quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS): um no Cristo Rei, um no Santa Maria, um no São Mateus e um no Jardim Glória. Todos esses locais contam com equipes dedicadas ao cadastramento de novas famílias e à atualização do Cadastro Único.
Além dos CRAS, a Secretaria de Assistência Social também mantém uma unidade responsável pelo Cadastro Único, onde são feitas novas inscrições e atualizações cadastrais. “O CadÚnico é uma ferramenta crucial para a articulação da rede de promoção e proteção social, bem como um mecanismo fundamental para a integração de iniciativas de diversas áreas e em todos os níveis da federação que buscam promover a inclusão social. O Cadastro Único é um instrumento que permite a identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, podendo ser utilizado em diversas políticas e programas sociais voltados a esse público”, acrescentou.”
Fonte: @secomvg