Empreendedora mato-grossense inova ao desenvolver produtos veganos e sustentáveis com bioativos amazônicos
A engenheira química, Cecília Viveiros, tem 28 anos e começou a empreender após uma necessidade pessoal de consumir cosméticos com formulações naturais
23/08/2024 às 10:53
Durante a graduação em Engenharia Química, a cuiabana Cecília Viveiros encontrou em uma necessidade pessoal a oportunidade de ter o próprio negócio relacionado a um propósito de vida. Há três anos, a jovem empreendedora produz cosméticos veganos e sustentáveis com bioativos amazônicos. Ela relata que, desde quando criou a empresa ‘Natureza Raiz’, contou com o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) no desenvolvimento do próprio negócio.
A empreendedora explica que os produtos naturais se encontram com o propósito do Sebrae/MT de investir e incentivar a sustentabilidade. “É muito importante estar dentro desse movimento, recebendo esse apoio com essas conexões que o Sebrae promove. A instituição traz mais visibilidade para o nosso trabalho e ajuda com que mais pessoas conheçam os produtos de alta qualidade que são elaborados. Nosso ideal é levar saúde e bem-estar dentro dos nossos produtos”, afirma.
Cecília conta que enfrentou problemas de saúde durante a faculdade e, após muitas pesquisas, decidiu tirar a ideia de negócio do papel e começou a empreender. “Eu não tinha intenção de ter a marca, fazia o curso de Engenharia Química e a marca começou por uma necessidade minha. Eu usava antitranspirantes de marcas conhecidas e vi que não estavam me fazendo bem. Comecei a pesquisar artigos científicos, desenvolvi um desodorante natural, comecei a usar e deu super certo. A partir disso, eu vi que poderia se tornar um negócio”, descreve.
A empreendedora também relata que alguns produtos foram desenvolvidos durante a graduação enquanto fazia o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“O tema do meu TCC foi sobre o desenvolvimento de formulações de cosméticos naturais e eu apresentei a formulação do desodorante e do shampoo sólido. Fiz um kit para os professores, para que eles pudessem conhecer de perto os produtos, e o resultado foi muito positivo”, relata.
Para a jovem, o início da marca também representou um momento da vida pessoal voltado ao autoconhecimento e a questionamentos sobre padrões de consumo e soluções sustentáveis. Foi o pontapé inicial que ela precisava para começar a empreender na área de biocosméticos. A trajetória acadêmica auxiliou a empreendedora na produção de sabonetes, shampoos, condicionadores, séruns, hidratantes, mousses e outros produtos com fórmulas e ingredientes inovadores.
Em maio deste ano, Cecília esteve no evento Inova Amazônia e representou o estado de Mato Grosso na ação promovida pelo Sebrae, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável de novos empreendedores e incentivar a bioeconomia. O programa auxilia pequenos negócios que atuam na preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da amazônia legal.
“Eu fui para Manaus, no evento Inova Amazônia, e o Sebrae investiu para que eu pudesse representar Mato Grosso em relação à bioeconomia, inovação e sustentabilidade. É sempre importante debater sobre desenvolvimento sustentável e recursos naturais. Mais recentemente, estive com o Sebrae no Startup Summit, em Florianópolis, para aprendizados importantíssimos sobre inovação. A atuação do Sebrae Mato Grosso fortalece o nosso trabalho, traz mais visibilidade e nos ajuda no crescimento da nossa empresa”, ressalta a jovem.
Fonte: Sebrae