O Hospital Metropolitano, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, realizou 531 cirurgias bariátricas nos últimos sete meses. A unidade de saúde é referência na especialidade em Mato Grosso.
Em razão da pandemia da covid-19, o serviço foi suspenso em março de 2020 e retomado em julho de 2022. Desde então, a Secretaria de Saúde busca reduzir a fila de espera por cirurgias bariátricas em Mato Grosso.
“A SES pretende realizar uma média de 100 cirurgias bariátricas por mês no Hospital Metropolitano e estamos quase atingindo essa meta”, observou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Os pacientes bariátricos são encaminhados para o hospital por meio do Sistema Estadual de Regulação (SISREG), conforme disponibilidade de vaga.
A diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, explica que, ao iniciar o atendimento no local, o paciente realiza a primeira consulta com o médico cirurgião e depois segue para consultas e exames com cardiologista, pneumologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra.
“Após passar pelos profissionais e estar apto para o procedimento, o paciente retorna no médico cirurgião para emissão da AIH (Autorização de Internação Hospitalar) para posterior aprovação do procedimento no SISREG. O fluxo completo, entre a primeira consulta e a cirurgia, demora em média 45 dias”, informa a gestora.
Atualmente o Hospital Metropolitano dispõe de 208 leitos, sendo 40 leitos de UTI Geral, 20 leitos de UTI Covid-19 e 148 leitos de enfermarias. O local é referência nas áreas de ortopedia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, urologia, neurologia clínica, neurocirurgia, clínica médica, além da Covid-19.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews