O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realiza no próximo dia 24 de janeiro, às 9h, uma licitação para a escolha de uma empresa que vai fazer a reciclagem de veículos que foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuem mais condições de transitar pelas vias públicas. Os carros e motocicletas estão parados nos pátios do órgão e não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano.
A empresa vencedora ficará responsável pela separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis. A estimativa é reciclar cerca de 880 mil kg de materiais.
Nos últimos quatro anos de gestão, o Governo de Mato Grosso, por meio do Detran-MT, reciclou mais de 28 mil veículos inservíveis e realizou seis leilões de quase 5 mil motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, limpando diversos pátios da autarquia em Cuiabá e no interior, além de pátios de agências municipais e das delegacias da Polícia Judiciária Civil.
“O trabalho de reciclagem é contínuo para manter os pátios sempre organizados, evitando a superlotação de veículos. Nossa meta, desde o início da atual gestão, era buscar uma solução eficiente para promover a limpeza desses pátios e a destinação correta dos materiais poluentes, preservando, desta forma, a saúde pública e o meio ambiente”, afirma o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Os donos dos veículos que serão reciclados foram notificados com antecedência pelo Detran-MT, mas, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.
Mais informações sobre a licitação pelo telefone (65) 3615-4741 ou pelo e-mail: [email protected]
A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT) assinou nesta sexta-feira (13.01) o contrato com a Fundação Getúlio Vargas, empresa que vai organizar e realizar o concurso público para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais.
O certame é para provimento de 30 vagas para cargos efetivos, de nível superior, com cadastro reserva. O extrato do contrato será publicado no Diário Oficial de segunda-feira, dia 16 de janeiro.
A Fundação Getúlio Vargas ficará responsável por planejar, elaborar, organizar, formular as questões e realizar o concurso público. Todo o trabalho será acompanhado pelo Comissão Organizadora do certame.
De acordo com a Sefaz, a previsão é que o edital seja publicado nas próximas semanas.
“Seguimos firmes com o cronograma para reforçar o quadro da fiscalização da Sefaz ainda em 2023”, afirmou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, realiza este mês mais uma edição da Colônia de Férias, com uma programação de muita diversão e conhecimento, em que os adultos também podem participar. As inscrições começam na segunda-feira (16.01). Entre as atrações estão oficinas de pintura, jogos, slime e confecção de brinquedos. Também haverá apresentação com palhaço, contação de história, palestras de educação ambiental e mostra de ciências.
As atividades são todas gratuitas e os participantes também ganham lanche. Ao todo, são 450 vagas, sendo 150 pessoas para cada dia de programação. A Colônia de Férias será realizada nos dias 25, 26 e 27 deste mês, das 13h às 17h.
“O objetivo é incentivar crianças, adolescentes, jovens e adultos a conhecerem a biblioteca, e a perceberem que, além de ser um espaço de conhecimento, também oferece lazer e diversão. Não restringimos a idade, porque tem os pais, mães, avós e cuidadores que as acompanham as crianças e participam das atividades”, destaca a gerente da Estevão de Mendonça, Elienes Moreira.
Além das oficinas e brincadeiras, o evento contará com uma mostra de ciências do projeto Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). A equipe vai montar tendas onde o público poderá conferir vídeos de astronomia, experimentar um óculos de realidade virtual, fazer experiências com robótica e ver como funciona um drone, entre outras atrações. Outra presença confirmada é da Polícia Ambiental, que vai fazer um trabalho educativo com palestras para os participantes.
A colônia de férias é realizada todos os anos, nos meses de janeiro e julho, na biblioteca, que é gerida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Serviço
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (65) 3613-9240 ou pelo email [email protected] .
Fonte: odocumento