A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) sediou uma reunião entre comerciantes do Centro Histórico da capital e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Aluizio Leite, na tarde desta segunda-feira (30.01), para discutir as festividades de Carnaval previstas para a região. Os comerciantes expressaram preocupações, argumentando que o Centro Histórico não dispõe de infraestrutura necessária para acomodar um grande número de pessoas, além de ser uma área histórica com edifícios que apresentam fragilidades estruturais, representando um risco para a segurança.
O empresário Gerson Luiz Lintzmaier enfatizou a importância da discussão para demonstrar à Prefeitura que os empresários desejam eventos que beneficiem o Centro Histórico, ao invés de apenas atrair pessoas temporariamente.
Gerson criticou a exploração do Carnaval por alguns, que não contribuem para a manutenção do local e sobrecarregam os comerciantes locais, destacando os custos envolvidos para a comunidade empresarial.
“Essa exploração não é benéfica para o calçadão, porque além da limpeza, que fica horrível depois disso, sobra para todos os empresários. Já para quem explora, eles ganham o dinheiro deles e vão embora”, concluiu o empresário.
O presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, destacou que embora a entidade e os comerciantes valorizem o aspecto cultural do Carnaval, é crucial reconhecer as limitações do Centro Histórico em termos de infraestrutura. Ele ressaltou a importância de priorizar a segurança e o bem-estar dos foliões.
“A Associação Comercial de Cuiabá incentiva a questão cultural, porém, o Centro Histórico não possui estrutura adequada para receber um grande número de pessoas. Por isso, conversamos com o secretário Aluizio Leite e com o prefeito, por telefone, solicitando uma avaliação e busca por uma solução que acomode melhor o pessoal dos blocos de Carnaval”, salientou Jonas.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá garantiu que vai manter a limpeza do Centro Histórico em dia após as festas.
“As festividades no Centro Histórico ocorrerão somente nos locais previamente definidos e programados pela Prefeitura de Cuiabá, de forma a não prejudicar os moradores e o comércio local. A Prefeitura reitera seu compromisso com a realização de um Carnaval seguro e agradável para todos os cidadãos, mantendo o respeito às tradições locais, ao bem-estar da comunidade e limpeza da capital”, diz a nota.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews