A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza na tarde de hoje (26), a 2º Atividade – Orientação, Capacitação e Fortalecimento de Lideranças. O evento desenvolvido pela equipe do Projeto PDST (Plano de Desenvolvimento Socioterritorial) será executado no Residencial São Benedito III, com participação dos moradores da região.
O objetivo da ação é promover o exercício da participação e a inserção social das famílias em articulação com as demais políticas públicas, visando à efetivação dos direitos sociais dos beneficiários, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados no local.
Como explica a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial visa promover a participação social, a convivência comunitária harmoniosa, a melhoria das condições de vidas das famílias beneficiárias, a fim de favorecer a construção de pertencimento, a sustentabilidade da intervenção e do empreendimento, empoderamento e fortalecimento das famílias.
Ela lembrou ainda que a elaboração e execução do projeto faz parte do Plano de Trabalho Social e do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial, decorrente do Termo de Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Banco do Brasil.
De acordo com a responsável técnica do Plano de Desenvolvimento Sócioterritorial, Ana Paula Curado, esta é a terceira etapa do projeto que já contemplou a primeira e a segunda etapa do Residencial São Benedito, com várias ações de cidadania, em parceria com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Infraestrutura, Justiça Comunitária e a Defensoria Pública.
Para essa terceira etapa estaremos ofertando a população do Residencial São Benedito corte de cabelo feminino e masculino, Defensoria Pública, Justiça Comunitária, Cadastro Único, e serviços disponibilizados pelas secretarias de Saúde, Guarda Municipal, Educação, e Meio Ambiente.
Conforme Ana Paula, esse projeto será desenvolvido, até o mês de agosto de 2024, e neste período a equipe responsável pelo projeto estará desenvolvendo ações de orientação, organanização, mobilização e fortalecimento social dos moradores do São Benedito.
Fonte: @secomvg