O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês). Para assumir, Kennedy Jr. precisará ser antes aprovado pelo Senado.
Em um comunicado nas redes sociais, Trump disse estar emocionado com a indicação de Kennedy Jr. para o cargo e criticou o excesso de poder da indústria farmacêutica e alimentícia nos EUA. Segundo eles, esses setores “contribuíram para a esmagadora crise de saúde neste país”.
“Por muito tempo, os americanos foram esmagados pelo complexo industrial de alimentos e empresas farmacêuticas que se envolveram em engano, desinformação e desinformação quando se trata de Saúde Pública. A segurança e saúde de todos os americanos é o papel mais importante de qualquer Administração, e o HHS desempenhará um grande papel em ajudar a garantir que todos sejam protegidos de produtos químicos nocivos, poluentes, pesticidas, produtos farmacêuticos e aditivos alimentares que contribuíram para a esmagadora crise de saúde neste país”, escreveu Trump.
Ele afirmou que Kennedy Jr. terá a missão de “restaurar nessas agências as tradições da pesquisa científica padrão ouro e faróis de transparência, para acabar com a epidemia de doenças crônicas e tornar a América grande e saudável novamente”.
Robert F. Kennedy Jr. agradece indicação a Trump
Em uma postagem no Twitter/X, Robert F. Kennedy Jr., disse que está “comprometido em avançar sua visão de Make America Healthy Again (fazer a América saudável novamente)”, em referência ao slogan de Trump na campanha, de fazer os EUA grandes novamente (Make America Great Again).
“Temos uma oportunidade geracional de reunir as maiores mentes da ciência, medicina, indústria e governo para pôr fim à epidemia de doenças crônicas. Estou ansioso para trabalhar com os mais de 80.000 funcionários do HHS para libertar as agências da nuvem sufocante da captura corporativa, para que possam prosseguir com sua missão de tornar os americanos novamente as pessoas mais saudáveis do planeta”, tuitou.
Ações de farmacêuticas caem com indicação
A nomeação de Kennedy Jr. havia sido adiantada pela imprensa norte-americana.
Em meio ao anúncio, ações de fabricantes de vacinas despencaram no pregão regular das bolsas de Nova York. As ações da Pfizer caíram 2,62%; as da Moderna, 5,62%; e as da Novavax, 7,02%.
Kennedy Jr. tem uma posição cética sobre imunizantes, principalmente aqueles voltados à covid-19. Ele trilha no caminho de que as vacinas foram aplicadas em caráter emergencial, sem comprovação de segurança e eficácia.
Considerado um “ativista antivacina”, ele teve a conta no Instagram removida em 2021 por “compartilhar repetidamente” informações “falsas”, na visão da plataforma. Ele também é um crítico de alimentos ultraprocessados e comida considerada junk food.
+
Sobrinho do ex-presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, assassinado em 1963, e filho do ex-senador Robert F. Kennedy, também assassinado, mas em 1968, Robert Francis Kennedy Jr., 69 anos, concorreu à Casa Branca em 2024 como independente, mas abandonou sua candidatura para apoiar Trump.
Redação , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste