Um tiroteio deixou uma pessoa morta e pelo menos 14 feridas durante evento de comemoração da vitória do time de futebol americano , vencedor do Super Bowl realizado no último domingo, 11. O caso aconteceu em Kansas, no Estado do Missouri, nos EUA, na tarde desta quarta-feira, 14.
De acordo o Corpo de Bombeiros de Kansas, além da morte, três pessoas baleadas estão em estado de saúde crítico, cinco em estado grave e um com ferimentos leves. Há também outras cinco pessoas feridas, mas a corporação não informou se os ferimentos foram causados pelos tiros. Entre os feridos, há crianças.
Três pessoas que estavam armadas foram presas, segundo a Polícia de Kansas City. O tiroteio aconteceu por volta das 14h, perto do estacionamento da Union Station, uma estação de trem. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas estiveram na região central da cidade para comemorar a vitória do time local no Super Bowl, evento pelo qual é conhecida a final da liga profissional de futebol americano nos EUA.
Vitória do Kansas City Chiefs no Super Bowl: da comemoração ao tiroteio
Durante a confusão, diversas pessoas correram em várias direções. Filhos se perderam de seus pais. Por isso, a polícia criou um posto de reencontro dentro da estação de trem e informou que trabalhava para ajudar as famílias.
No local havia muitas crianças, já que os distritos escolares na área metropolitana de Kansas cancelaram as aulas para a participação dos alunos nas comemorações em homenagem ao Kansas City Chiefs.
A torcedora Kade Collins foi ao desfile junto com o pai. Ao canal Fox News, ela descreveu o tiroteio.
“Ouvimos de 10 a 12 tiros, mas pensamos que eram fogos de artifício, então não entramos em pânico no início ou ficamos muito nervosos”, disse Kade. “Mas então todos começaram a gritar e saíram correndo. Assim que a multidão saiu do caminho, pude ver três pessoas com ferimentos de bala no chão. Vi uma garota com um ferimento de bala na perna. Uma segunda mulher também foi baleada e tinha algo amarrado na perna para fazer um torniquete e sua perna estava coberta de sangue.”
Kade também disse que viu algumas pessoas ajudando os feridos, os atingidos aparentavam ter entre 20 e 30 anos. Enquanto tentava sair do local com seu pai, ela viu os policiais abordando um suspeito.
“Quando estávamos saindo, alguém apontou e disse ‘ele está bem ali, ele está bem ali’”, contou a torcedora. “A polícia correu até o cara para quem a multidão estava apontando, abordou-o e algemou-o. Todos saíram correndo e gritando.”
Quarterback e líder do time vencedor do Super Bowl deste ano, Patrick Mahomes lamentou o ocorrido no evento que era para ser de comemoração. Ele abordou o caso por meio de postagem em seu perfil no Twitter. “Orando por Kansas City.”
Em nota, a direção do time de futebol americano informou que nenhum jogador se feriu. Integrantes da comissão técnica também saíram ilesos do tiroteio. O comando do Kansas City Chiefs afirmou que o caso representa mais um “ato de violência sem sentido”.
“Estamos verdadeiramente entristecidos pelo ato de violência sem sentido que ocorreu fora da Union Station no final do desfile e comício de hoje”, afirmou o time. “Nossos corações estão com as vítimas, suas famílias e toda Kansas City. Estamos em estreita comunicação com o gabinete do prefeito, bem como com o Departamento de Polícia de Kansas City. Neste momento, confirmamos que todos os nossos jogadores, treinadores , a equipe e suas famílias estão seguras e prestadas. Agradecemos aos policiais locais e aos socorristas que estiveram no local para ajudar.”
Fonte: revistaoeste