Sophia @princesinhamt
Mundo

Mãe do opositor de Putin, Navalny, afirma que ele estava saudável e feliz antes de sua morte na prisão

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A mãe do líder da oposição russa Alexei Navalny disse que o filho estava “vivo, saudável e feliz” quando ela o viu pela última vez, em 12 de fevereiro. As informações são do jornal russo .

De acordo com a publicação, Lyudmila Navalnaya também afirmou que não gostaria de ouvir “nenhuma condolência” em relação à morte do filho. O desabafo dela foi publicado nesta sexta-feira, 16.

O ativista russo, de 47 anos, parecia bem e alegre ao prestar depoimento on-line na quinta-feira 15. Navalny ainda riu e fez piadas sobre o esgotamento de seus recursos e o salário do juiz durante a audiência.

Morte de Navalny

De acordo com o , . Ele estava na colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico, onde cumpria uma longa pena de prisão.

A secretária de Imprensa de Alexey Navalny publicou em seu perfil no Twitter/X que não houve confirmação da morte do líder russo. “Estão divulgando informações de que o pai de Alexei Navalny teria confirmado sua morte”, afirmou ela. “Não é verdade. Parentes não fizeram tais comentários.”

Navalny ganhou destaque por satirizar a elite em torno de Putin. Ele também acusava o governo russo de corrupção.

Conforme o Serviço Penitenciário Federal do Distrito Autônomo de Yamalo-Nenets, Navalny “se sentiu mal” depois de uma caminhada na colônia penal IK-3, em Kharp, a 1,9 mil quilômetros a nordeste de Moscou.

“A equipe médica da instituição chegou imediatamente ao local, e uma equipe de ambulância foi chamada”, informou o serviço penitenciário. Putin soube da morte de Navalny, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

De acordo com o portal g1, as equipes médicas levaram 30 minutos na tentativa de reanimar Navalny. Contudo, o ativista não resistiu.

Prisão e envenenamento do líder opositor

Navalny foi preso há pouco mais de três anos, depois de retornar da Alemanha para a Rússia. , o que ele atribuiu a .

Navalny disse na época que foi envenenado na Sibéria, em agosto de 2020. O Kremlin negou a acusação.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.