Uma mãe largou 15 anos de mercado financeiro e abriu seu próprio negócio inclusivo para que os filhos possam trabalhar com dignidade. Olha que ousadia libertadora!
Monique Sotomarino tem 3 filhos adolescentes com deficiência e ficou muito frustrada por não encontrar empregos para que os jovens se sentissem seguros e acolhidos.
Foi então que ela teve a ideia de criar seu próprio negócio: O That Smoothie Place, uma lanchonete que une comida saudável e a luta pela inclusão. Além de smoothies, a loja também oferece açaí, saladas e crepes.
“Aprender uns com os outros”
Monique, que mora em Maryland (EUA), diz que “todos nós podemos aprender uns com os outros”.
Os três filhos de Monique foram diagnosticados com Síndrome do X frágil, uma desordem que causa deficiência intelectual leve a grave e é responsável pela principal causa hereditária do autismo.
Hoje, os gêmeos têm 19 anos e o terceiro filho tem quase 17.
Na loja dela há oportunidades para todos.
Monique abre os espaços da cozinha e o salão para jovens com deficiência.
“Eu não queria me concentrar apenas em indivíduos com alto desempenho, mas em indivíduos de todas as habilidades e dar a eles a oportunidade de experimentar esse lugar”, explicou.
Para ela, o That Smoothie Place tem um propósito maior, além da venda de bebidas. “Estamos construindo uma base para a mudança, mudando vidas, corações, idéias e percepções”.
Leia mais notícias boas
Parceria com escolas
O negócio que começou com um food truck, vem dando super certo e Monique fez parceria com Escolas Público do Condado de Montgomery. Hoje a empresária oferece estágios e empregos para os alunos.
E tudo foi muito bem pensado para proporcionar um ambiente respeitoso e convidativo para as famílias.
Às vezes demora um pouquinho para os clientes receberem os pedidos, mas todas as mesas do local tem jogos que você pode se distrair enquanto espera a refeição.
“Eu adoro ver as famílias entrarem e desligarem seus telefones para se concentrarem nos jogos”, disse Monique.
Expandir o negócio
Agora, a mãe dos 3 filhos quer expandir seu negócio para inspirar cada vez mais espaços inclusivos, além de gerar emprego para jovens de outras cidades.
Que Monique consiga inspirar outras mães e empresários!
Com informações de That Smoothie Place e ABC.
Fonte: sonoticiaboa