, levou ao rompimento das relações diplomáticas entre os dois países. A operação ocorreu entre a noite da sexta-feira 5 e a madrugada deste sábado, 6.
Tal medida, . Jorge Glas estava asilado no local desde dezembro do ano passado.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, acredita que houve uma violação da soberania nacional de seu país.
Jorge Glas foi preso mesmo estando em um local legalmente considerado fora do alcance das autoridades equatorianas. A ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, destacou que o governo do Equador violou a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Esta última estabelece a inviolabilidade das sedes diplomáticas e proíbe a entrada de agentes responsáveis pela aplicação da lei sem autorização.
Em termos bem técnicos, pode-se dizer que o Equador de @DanielNoboaOk invadiu o México. O assalto à embaixada mexicana é ilegal e perturbador. Não se pode chamar de busca pela justiça isso que fizeram. A bukelização da América Latina está se agravando sob aplausos. pic.twitter.com/SnCZCF90jk
— Leonardo Coutinho (@lcoutinho) April 6, 2024
Entenda as consequências da invasão da Embaixada do México em Quito, no Equador
O chefe da missão diplomática mexicano, Roberto Canseco, protestou veementemente contra a ação policial. Ele foi impedido de se aproximar dos veículos que deixavam a embaixada.
A ministra das Relações Exteriores do México denunciou as lesões sofridas pelo pessoal da embaixada durante a operação policial. O país da América do Norte anunciou que recorrerá à Corte Internacional de Justiça para denunciar o Equador.
Jorge Glas, detido por corrupção, foi transferido para uma unidade do Ministério Público em Quito, onde é investigado por apropriação ou uso ilegal de bens do Estado.
A concessão de asilo a Glas pelo México prejudicou as relações bilaterais. Depois da prisão de Glas, o Equador ainda expulsou a expulsão da embaixadora mexicana em Quito, Raquel Serur.
Me acaba de informar Alicia Bárcena, nuestra secretaria de Relaciones Exteriores que policías de Ecuador entraron por la fuerza a nuestra embajada y se llevaron detenido al exvicepresidente de ese país quien se encontraba refugiado y tramitando asilo por la persecución y el acoso…
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) April 6, 2024
A Secretaria de Comunicação da Presidência do Equador informou que “nenhum criminoso pode ser considerado perseguido politicamente” e que a concessão de asilo a Glas promove a impunidade.
O ex-vice-presidente equatoriano enfrenta um julgamento e é alvo de críticas por parte do governo equatoriano, que considera a concessão de asilo pelo México como uma tentativa de evasão da Justiça.
Fonte: revistaoeste