Sophia @princesinhamt
Mundo

Falece aos 56 anos a aclamada cantora Sinéad O’Connor

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A cantora irlandesa Sinéad O’Connor morreu, aos 56 anos, nesta quarta-feira, 26.

“É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida Sinéad”, disse sua família, em nota. “Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil.”

YouTube videoYouTube video

A música Nothing Compares 2 U, cantada por Sinéad O’Connor, foi eleita a música número 1 do mundo em 1990, pelo Billboard Music Awards. A canção foi escrita pelo cantor norte-americano Prince. A música também rendeu três indicações ao Grammy para a cantora.

Sinéad Marie Bernadette O’Connor nasceu em 8 de dezembro de 1966, em Dublin, na capital da Irlanda. Quando tinha 15 anos, a rockstar foi internada em um asilo comandado pela Ordem de Nossa Senhora da Caridade, por causa das faltas escolares e dos pequenos furtos que cometia.

A vida de Sinéad O’Connor

sinéad o'connor morre 2sinéad o'connor morre 2
Sinéad O’connor Rasga A Foto Do Papa João Paulo Ii No Saturday Night Live | Foto: Reprodução/Youtube

No ano de 1991, a cantora Sinéad O’Connor foi eleita a artista do ano pela revista Rolling Stone graças ao sucesso de Nothing Compares 2 U.

Em seus 37 anos de carreira, a cantora irlandesa lançou dez álbuns. Suas produções incluíram punk rock, reggae, jazz, folk rock e canções tradicionais irlandesas.

Sinéad O’Connor teve uma vida recheada de polêmicas. A cantora rasgou uma foto do papa João Paulo II em um dos programas mais populares da TV dos Estados Unidos, o Saturday Night Live, em 1992. 

“Lute contra o verdadeiro inimigo”, disse a artista, que cantou a música War, de Bob Marley. Mas ela fez uma troca: Sinéad O’Connor substituiu a palavra “racismo”, na letra, por “abuso infantil”. Foi um protesto contra as denúncias de abuso sexual e estupro de vulnerável na Igreja Católica.

Em 1999, a cantora chegou a ser ordenada sacerdotisa por uma seita católica independente. Porém, a Igreja Católica Apostólica Romana proíbe a ordenação de mulheres, de modo que Sinéad O’Connor não foi reconhecida como sacerdotisa. A cantora, então, pediu sua excomunhão. 

Em 2018, depois de se converter ao Islã, a cantora trocou seu nome novamente: desta vez, para Shuhada’ Sadaqat. Contudo, a artista seguiu usando seu nome de batismo em suas apresentações.

Seu filho Shane morreu aos 17 anos, em 2022. Sinéad O’Connor deixou outros três filhos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.