Sophia @princesinhamt
Mundo

Exercícios físicos que diminuem em 35% o risco de câncer de próstata: descubra quais são!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Você sabia que pequenas mudanças na sua rotina de exercícios podem reduzir em até 35% a probabilidade de desenvolver câncer de próstata?

Um estudo recente da Escola Sueca de Ciências do Esporte e da Saúde mostrou que melhorar a aptidão cardiorrespiratória pode ajudar a diminuir esse risco.

E para isso, caminhada, corrida, natação, danças, ioga, pilates, ciclismo, polichinelo e qualquer outra atividade aeróbica são alguns dos exercícios fundamentais para melhorar essa resistência.

Tiveram 35% menos chance

Durante quase sete anos, os cientistas acompanharam um grupo de homens e notaram que aqueles em que a aptidão melhorou em 3% ou mais por ano tiveram menos risco de ter câncer de próstata.

Eles tinham 35% menos chance de desenvolver a doença do que aqueles cuja aptidão diminuiu.

O estudo é observacional, por isso não foi possível estabelecer fatores causais ou genéticos por trás disso.

Ler mais notícia boa

Maior estudo sobre essa relação

Este é o maior estudo sobre como a mudança na aptidão cardiorrespiratória está relacionada com a ocorrência e mortalidade por câncer de próstata.

Embora já existam outros que mostrem os benefícios da na prevenção de diversos tipos de câncer, nenhum havia esclarecido seu impacto específico na próstata.

A maioria das pesquisas anteriores analisaram a aptidão em apenas um momento, sem explorar como isso pode afetar a probabilidade de desenvolver a doença.

Segundo mais comum em homens

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no .

Além do exame de toque retal (exame de próstata), hábitos de vida mais saudáveis também são importantes na prevenção da doença.

Com o estudos, os pesquisadores esperam encorajar os homens a melhorar a condição física numa tentativa de evitar a doença.

Câncer de próstata é o segundo mais comum em homens no Brasil. - Foto: reprodução/Getty Images

Câncer de próstata é o segundo mais comum em homens no Brasil. – Foto: /Getty Images

Com informações de Good News Network.

 

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.