A Finlândia é um país nórdico conhecido pela remanescente cultura viking, e é também considerado o país mais feliz do mundo, de acordo com o veículo norte-americano World Happiness Report. O governo local, a fim de incentivar a entrada de mão de obra qualificada, oferece vagas de emprego para trabalhadores estrangeiros — inclusive brasileiros.
Dentre os principais atrativos que levam os estrangeiros a escolherem a Finlândia está a valorização do equilíbrio entre o trabalho e o lazer. O site de buscas por emprego Work in Finland informa que o país nórdico tem como diferencial cultural a oferta de uma jornada de trabalho com horário altamente flexível. A lei finlandesa estabelece uma carga de trabalho semanal de, no máximo, 40 horas.
O Work in Finland foi criado pelo próprio governo local a fim de maximizar o recrutamento de profissionais de outros países. Desenvolvido pelo setor público finlandês, o site que oferece vagas de emprego integra um programa governamental de incentivo à mão de obra chamado Talent Boost.
Hoje, a Finlândia oferece 420 vagas de emprego em todo o país. Porém, um elemento determinante para o sucesso na candidatura das vagas de trabalho é o domínio da língua inglesa; já as línguas oficiais do país — o finlandês e o sueco — são também um diferencial.
Quais são as principais vagas de emprego na Finlândia?
As vagas que o governo da Finlândia oferece aos profissionais estrangeiros são várias: desde engenheiro elétrico a professor do jardim de infância. Confira:
Tecnologia;
Engenharias;
Marketing;
Serviços;
administração e finanças;
Recursos humanos;
Construção civil e educação.
E o salário?
A remuneração paga às funções varia de acordo com o nível de capacitação do candidato, e da complexidade do serviço. As leis da Finlândia, porém, proíbem que o trabalhador estrangeiro atuante no país ganhe menos do que um salário mínimo — montante que, atualmente, está em 1.331 euros por mês (o que equivale a R$ 7.167,57 no câmbio atual).
O visitante do Work in Finland encontrará o conteúdo do site nos idiomas inglês e finlandês, e na página é possível solicitar a candidatura para os diversos postos de trabalho. O usuário também encontrará informações sobre o processo de visto e um link do LinkedIn no site finlandês.
Fonte: revistaoeste