Cientistas do , da Califórnia, querem disparar uma bomba nuclear para impedir que um asteroide gigante atinja a Terra. O objetivo é lançar a ogiva a milhões de quilômetros no espaço.
“Se tivermos tempo, será possível lançar um dispositivo nuclear, enviando-o a milhões de quilômetros de distância para um asteroide que se dirige ao planeta”, disse Mary Burkey, física do LLNL que chefiou a equipa de investigação.
Possíveis cenários para quando a bomba nuclear atingir o asteroide
De acordo com Mary, há dois possíveis cenários para a empreitada do instituto: explodir o asteroide, mas tendo em mente que milhares de fragmentos cairão na Terra, ou provocar um impacto capaz de desviar o corpo celeste de seu percurso em direção ao planeta. A especialista disse que os programas de computador do LLNL irão ajudar a descobrir a melhor alternativa para a missão
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em oeste
Conforme Bruck Syal, outra estudiosa envolvida na pesquisa, acrescentou que outras opções podem surgir à mesa. “Embora a probabilidade de um grande impacto do asteroide hoje ser baixa, as consequências futuras podem ser devastadoras”, observou Bruck, em um comunicado.
Fonte: revistaoeste