A popularidade repentina do seriado Bridgerton lançou o conceito da estética regencycore para a estratosfera da cultura pop. Em essência, esse visual se apropria de elementos da época da Regência, que durou de 1811 a 1820. Em resumo, o período ficou conhecido pelos excessos culturais da aristocracia britânica.
Essa, então, negava os exageros estéticos da nobreza francesa, eliminando as perucas e maquiagens pesadas e trazendo para a moda a cintura império, com tecidos menos estruturados. Pense em espartilhos, golas detalhadas, rendas estruturadas, laços, pérolas, assim como luvas e muito mais. Pode parecer uma moda recente – mas certamente não é. É uma daquelas tendências atemporais que pode ser infinitamente adaptada. Inspire-se!
Afinal, o que é regencycore?
Regencycore é uma tendência estética baseada em peças-chave, silhuetas e looks da era da Regência do Reino Unido. O termo é derivado do então príncipe regente, mais tarde rei, que governou por procuração depois que seu pai foi considerado doente demais para liderar.
Marcada por anos de elegância e realizações artísticas, a era da Regência é definida por brilho, fofoca, ênfase na cultura e relativa liberação sexual – só que quase exclusivamente para a classe alta.
A Regência britânica e seu impacto na moda
A moda feminina na era da Regência começou a mudar drasticamente. As pessoas foram influenciadas pela Revolução Francesa e queriam se vestir de forma mais simples.
Por isso, muitas roupas eram inspiradas pelas estátuas e pela arte grega ou romana. Desse modo, foi durante a Regência que se popularizou a silhueta império, apresentando um corpete justo e cintura alta.
Os decotes passaram a ser amplos, quadrados e bem baixos. Para o dia a dia, era comum que as mulheres usassem uma chemise por baixo do vestido, cobrindo o decote.
As roupas femininas eram leves, longas e folgadas, às vezes transparentes do tornozelo até logo abaixo do corpete. No entanto, sempre com muita ênfase para a cintura.
Este “novo estilo natural” enfatizou a beleza das linhas naturais do corpo. Como resultado, as roupas ficaram mais leves e fáceis de cuidar do que no passado.
Bridgerton: seriado inspira a estética Regencycore
Em termos de dramas de época recentes, “Bridgerton” está, sem dúvida, liderando a influência por trás da moda. Um relatório recente da WWD mostrou que as pesquisas por “vestido babydoll” aumentaram 48%.
“Vestido com cintura império” aumentou 36%, “luvas de ópera” aumentaram 67% e “espartilhos” aumentaram 18%. Tudo graças ao seriado da Netflix.
Em termos mais simples, regencycore é uma versão mais elegante do cottagecore, e alguns elementos se sobrepõem. Por exemplo, mangas românticas e espartilhos são básicos em ambas as estéticas.
Contudo, ao contrário do cottagecore, que lembra a vida aconchegante no campo, o regencycore é inspirado na alta sociedade. O que significa, então, que os elementos – ainda que compartilhados – são executados com mais pompa e glamour.
Por que os looks da atriz plus size e protagonista da nova temporada de Bridgerton têm chamado atenção?
A atriz Nicola Coughlan tem apresentado um estilo único e romântico, com looks que refletem sua personalidade usando elementos tradicionais, como mangas bufantes, babados, tules e rendas.
A ideia de associar beleza à magreza é muito equivocada, e o emagrecimento da personagem Penélope nos livros apenas reforça essa noção de beleza padronizada e corpo escultural.
Relacionadas
Relacionadas
No entanto, a série procura desmistificar esses padrões de beleza impostos pela sociedade, mostrando que a personagem principal da temporada não busca o emagrecimento, pois ela já possui autoconfiança e beleza.
Como conseguir o visual Bridgerton?
Com toda a certeza, após o lançamento da terceira temporada de “Bridgerton”, regencycore será uma das tendências Verão 2025.
Pense em mangas marcantes, vestidos com detalhes femininos, laços e até tops de espartilho. Vale apostar em uma estética bem inspirada pelo período da regência ou, ainda, mesclar peças-chave com outras mais moderninhas.
Aliás, essa é uma dica bem importante para incorporar a estética sem cair no clichê. Ainda que a série da Netflix tenha popularizado o regencycore, nada de ficar presa nas referências literais. O ideal é traduzir a tendência para o seu estilo, momento de vida e ocasião.
1. Para começar, use e abuse dos vestidos leves inspirados no estilo Bridgerton
As peças leves, esvoaçantes e bem femininas fazem ainda mais sucesso com manguinhas românticas. O decote é sempre amplo, sensual.
A silhueta império é característica, com a cintura alta logo abaixo do busto, criando uma linha fluida e alongada. Assim, as saias são longas e fluídas, geralmente caindo de forma reta ou levemente evasê.
Tons pastéis são predominantes, mas também há espaço para cores mais vibrantes. Estampas florais e padrões delicados são comuns.
2. Os tops com mangas românticas e decote quadrado também fazem sucesso
3. Para deixar o look mais contemporâneo, combine com jeans ou calça de alfaiataria
No look a seguir, a blusa combina alguns elementos do regencycore, mas com uma pegada bem contemporânea. Temos as mangas, o decote e o corpete bem acinturado. Tanto a cor quanto a escolha das demais peças ajudam a traduzir a estética para 2024 com maestria.
4. Por falar nisso, os looks com corset também fazem parte do regencycore
Sim, só dá espartilho! Logo após conquistar as famosas, a peça virou figurinha carimbada no street style e tem tudo a ver com essa estética.
Na hora de montar o look, combine com jeans, alfaiataria e até mesmo calça cargo. A ideia é sempre modernizar os elementos da Regência, traduzindo o estilo para a vida contemporânea.
5. Outra dica é abusar da criatividade
Afinal, a Regência foi marcada pela extravagância cultural. Tenha isso em mente na hora de adaptar o estilo regencycore para 2024: nada de ficar presa a Bridgerton, ok?
Sem dúvida, vestidos de seda com mangas bufantes criam um visual romântico e fluido, perfeito para eventos formais.
6. Mesmo no inverno, há tecidos e modos de marcar a silhueta para seguir o Regencycore
Casacos com cintura marcada ajudam a manter a silhueta império mesmo nos meses mais frios. Além disso, ideal para vestidos de inverno ou ocasiões noturnas, o veludo adiciona uma textura rica e sofisticada. Que tal?
Conclusão
Sempre que um seriado ganha atenção global, ele impacta também a moda e a sociedade. Com “Bridgerton”, não poderia ser diferente. O fenômeno da Netflix certamente inspirou a estética regencycore e, com isso, trouxe muitas das tendências que estamos vendo por aí.
Por isso, é sempre interessante analisar a moda com olhos curiosos. Afinal, por trás de cada roupa, há sempre uma história interessante. Se você adora estar por dentro das novidades, não deixe de conferir nosso canal de Moda.
Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!
Revisado e atualizado por Laila Lopes.
Fonte: fashionbubbles