A principal dica para o primeiro dia de aula do filho é: converse sobre tudo com a criança. Além disso, é importante ter uma rotina para que os pequenos saibam o que os espera. Isso ajuda a reduzir a ansiedade com o que virá e a separação dos pais.
O papel dos pais é muito importante durante o início do ano letivo ou da vida escolar, principalmente para as crianças menores. Afinal, é um ambiente novo e com pessoas diferentes. Ou seja, o acolhimento da família é muito importante!
Preparei uma lista com nove passos práticos para te ajudar antes, durante e depois do primeiro dia de aula do seu filho. Ah, tem uma dica extra no final! Vamos conhecê-las juntas?
1. Prepare a rotina com antecedência
Com uma antecedência de, ao menos, uma semana, organize a rotina e a casa. Por exemplo, veja se seus filhos precisam de calçados novos, quais materiais escolares podem ser reaproveitados etc. Além disso, prepare toda a família para o dia a dia do ano letivo.
Então, na semana anterior ao início das aulas, você pode se organizar também. Para isso, planeje um cardápio semanal, acorde as crianças mais cedo e faça “testes” para ver quanto tempo leva para que elas estejam prontas. Com esses hábitos, você não passará sufoco quando as aulas começarem.
2. Converse sobre o assunto
Um erro muito comum dos pais é pensar que as crianças não entendem o que está acontecendo. Na verdade, os pequenos são muito atentos ao mundo ao redor. A diferença é que muitas vezes eles não conseguem falar o que estão sentindo.
Dessa maneira, mesmo que seus filhos sejam pequenos, converse sobre a escola. Explique o que é, qual a importância e como a experiência será importante para a vida. Lembre que o diálogo é muito importante na relação entre pais e filhos.
Imagine que você precise comprar um conjunto para o dia a dia para o seu filho. Explique que isso não é um presente, mas sim, uma compra útil para os próximos meses de escola.
3. Organize o sono
É muito importante que as crianças durmam cedo. Isso pode, inclusive, melhorar a capacidade de aprendizado dos pequenos, além de deixá-los dispostos no dia seguinte. Por esse motivo, organize a rotina do sono.
Isso pode começar na semana anterior, juntamente com a primeira dica dessa lista. Para facilitar o processo, crie uma rotina para dormir. Dê banho, arrume a cama, conte história e o que mais fizer sentido para a sua realidade. Com o tempo, o próprio corpinho deles vai entender que é hora de de deitar.
4. Avise a escola em caso de necessidades especiais
Muitas crianças têm necessidades especiais, como uma alergia respiratória. Porém, é papel dos pais comunicar a escola sobre esses casos. Então, se essa for a sua situação, avise à coordenação para evitar transtornos no futuro.
O ideal é que isso aconteça com antecedência. Contudo, alergias alimentares e outras necessidades podem ser descobertas a partir da própria rotina escolar. Dessa maneira, fale para a professora sobre esse quadro o quanto antes.
De toda forma, mantenha sempre o contato com o seu pediatra de confiança. Assim, o acompanhamento da saúde dos pequenos será muito mais detalhado e individualizado.
5. Conheça a escola com antecedência
Essa é uma das dicas mais importantes da nossa lista. Conhecer o ambiente escolar do seu filho é fundamental para que ele se sinta confortável. Se possível, leve a criança junto para ver qual a reação dela no primeiro contato.
Mesmo que a escola tenha sido indicada por um conhecido ou por alguém da própria família, ninguém conhece melhor o seu filho do que você. Às vezes, aquilo que foi bom para uma criança pode não ser o ideal para a sua.
Além disso, foque no processo de adaptação escolar individual. Não se apegue a escolas famosas, necessariamente. Muitas vezes, aquela instituição pequena e do seu bairro pode ser muito mais acolhedora para a sua criança. Para encontrar a resposta, pesquise e visite antes de tomar a decisão final.
6. Conte o que a criança fará na escola
Lembra quando eu falei que é preciso conversar com a criança sobre o que vai acontecer? Contar para ela como serão os dias também faz parte disso.
É importante que você conte para os seus filhos o que eles farão na escola. Além disso, fale o que você fará enquanto estiver sozinha. Por fim, avise o que farão depois da aula. Essas atitudes estão de acordo com uma criação neurocompatível e ajuda na relação entre vocês.
7. Envolva a criança em todo o processo
Além da importância do diálogo, é fundamental que a criança esteja envolvida em todo o processo da sua vida escolar. Por exemplo, na preparação da mochila no dia anterior, na montagem da lancheira e por aí vai.
Você pode dar opções para que a criança escolha o que levar de lanche. Outra ideia é pedir que ela coloque os alimentos como achar melhor. Tudo isso com a supervisão dos pais e com um cardápio saudável, é claro.
Além de fazer com que as crianças fiquem cientes da sua rotina, hábitos assim são importantes para a preparação da volta às aulas.
8. Dê tchau na hora certa
É muito comum que os pais saiam da escola quando a criança está distraída. Provavelmente isso já aconteceu com você ou alguma pessoa próxima deu essa recomendação. Porém, essa prática pode ser muito prejudicial para as crianças.
Ele pode criar a sensação de abandono. Quando ela perceber que você foi embora sem avisar, pode fazer com que ela se sinta ansiosa e desamparada.
Por esse motivo, seja honesta na hora de dar tchau. Avise que está indo, se despeça e saia com a criança consciente do que está acontecendo. Uma atitude assim é muito importante para a inteligência emocional dos pequenos.
9. Estimule a integração
Nada melhor do que estar em um ambiente no qual nos sentimos bem e inseridos, não é mesmo? Para as crianças, isso também é muito importante.
Quando perceber que seu filho fez um amiguinho na escola, pergunte sobre ele. Veja se é possível marcar alguma coisa fora da escola, para ter mais tempo juntos e conhecer os pais da criança. Isso ajuda na integração e na criação de laços.
Um acontecimento muito comum é receber convites para aniversários de colegas de classe. Nesses eventos, seu pequeno precisa ter um look confortável para festa para brincar e aproveitar os momentos.
Dica extra: pergunte como foi o dia
Depois de buscar seu filho na escola, pergunte como foi. Isso é muito importante para que eles sintam confiança e cumplicidade nos pais. Além disso, essa dica extra complementa o que foi visto em um tópico anterior da nossa lista.
Dessa maneira, no caminho para casa ou ao fim do dia, peça para a criança contar sobre as atividades. Criar esse hábito ajuda, inclusive, na educação positiva.
O primeiro dia de aula pode gerar uma certa ansiedade em crianças e nos pais. Porém, com a preparação certa, todo esse momento fica muito mais tranquilo e prazeroso. Afinal, é uma nova etapa na vida dos filhos. Siga e adapte nossas dicas para deixar o início do ano letivo muito mais leve.
Além de estar preparada para as aulas, é preciso saber o que fazer nos períodos de folga, não é? Aprenda alguns truques de mágica para crianças e aproveite um tempo de qualidade com os seus filhos.
Fonte: blog brandili