As cantigas de roda são muito mais que um mero passatempo para as crianças. Além de colaborar com o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades cognitivas e competências racionais das crianças, elas ensinam valores e ajudam a desenvolver a fala e construir laços de amizade.
Quando as crianças estão juntas, cantando e se divertindo descobrem novas maneiras de interagir com o mundo. Isso ajuda a expressar seus sentimentos, suas sensações e suas diferentes formas de comunicação.
Vamos conhecer, ou melhor, relembrar algumas cantigas de roda que podem ser ótimos recursos para o desenvolvimento das crianças? Acompanhe o conteúdo e se divirta com a cantoria!
Conteúdo
1. A linda rosa Juvenil
Essa cantiga conta a história de uma jovem princesa que acaba ficando presa em um castelo, mas é salva por um príncipe encantado.
A linda rosa juvenil é uma música adaptada de uma versão em inglês, como tantas outras cantigas que conhecemos por aí. É uma história muito legal para fazer uma encenação com as crianças.
Você pode fazer a encenação com figurinos, como se fosse uma peça de teatro ou pode fazer com fantoches. Para isso, desenhe os personagens e cole em palitos de sorvete, por exemplo.
Com o tempo, uma cantiga infantil assim pode fazer parte até da rotina de cuidados com o bebê!
2. Um dois, feijão com arroz
A cantiga “um dois, feijão com arroz” é ótima para ensinar e fortalecer nas crianças o conceito dos números. Essa canção vai do um ao dez, relacionando os números com comidas deliciosas.
A hora perfeita para cantar essa cantiga é na hora do lanche, para deixar todos animados e com muita fome.
Quando as crianças precisam se deslocar para lanchar, dá para ir cantando a música no caminho, de maneira ritmada. Isso pode colaborar no desenvolvimento da musicalidade nas crianças.
A música pode, inclusive, ajudar a reforçar uma forma de repensar na pirâmide alimentar para as crianças. O que acha?
3. Peixe vivo
A cantiga do peixe vivo fica linda se for coreografada e pode passar uma mensagem de carinho e amizade. Ela relaciona a ideia de um peixe não poder viver sem água com a ideia de uma pessoa não conseguir viver sem companhia.
“Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?”
Ótima escolha para apresentações do Dia do Amigo, dias das crianças e apresentações de final de ano na escola!
4. O Sapo não lava o pé
O Sapo não lava o pé é uma das cantigas de roda mais conhecidas de todo o tempo. Ela é ótima para treinar a articulação das palavras nas crianças e também para trabalhar a fonética e o aprendizado das vogais.
Isso porque você pode cantar a música diversas vezes, sempre substituindo todas as vogais por uma só. Repare na canção original;
“O Sapo não lava o pé,
não lava porque não quer,
ele mora lá na lagoa,
e não lava o pé porque não quer,
mas que chulé!”
Se substituirmos todas as vogais da canção apenas pela letra A, vai ficar assim:
“A Sapa nãa lava a pá,
nãã lava parqua nãa quar,
ala mara lá na lagaa,
a nãa lava a pá parqua nãa quar
mas qua chalá!”
Você pode fazer isso com todas as vogais do alfabeto até chegar na letra U. É uma atividade super divertida, de fácil fixação que garante boas risadas e um ótimo desenvolvimento das crianças!
5. A Barata diz que tem
Essa é uma cantiga de roda mais longa, que possui uma letra um pouco mais complexa, e é ideal para ser trabalhada com crianças que já estão em processo de alfabetização.
A letra da música fala sobre as mentiras da barata e a vontade dela de ser mais do que ela é. A canção abre espaço para conversar com as crianças sobre querer e poder, aprendendo sobre conceitos como conquista e frustração.
Talvez seja necessária mais de uma sessão de atividades com essa música para fixação, mas após aprendida, será dificilmente esquecida. Garanto que você ainda lembra:
“A barata diz que tem sete saias de filó…”
Essa música é tão popular que não muito tempo atrás ela chegou a virar um meme por conta de uma criança que misturava essa cantiga com outra música e acabou viralizando como uma fofura da internet! Vale conferir também!
Com certeza suas crianças vão tirar pérolas incríveis da letra dessa música!
6. Roda Pião
Essa é uma cantiga muito legal e faz menção a um brinquedo antigo que muitas crianças de hoje em dia nem conhecem: o pião de corda. Ao mesmo tempo, a letra pode ser interpretada como um peão que entra na roda — um boiadeiro — que pode ser representado por uma das crianças:
“O pião entrou na roda, ó pião…”
O contexto fica a seu critério. O que importa é que essa cantiga dá uma ótima brincadeira de roda e fica muito legal se usada em festas temáticas como a festa junina ou uma festa fazendinha, por exemplo.
7. Alecrim dourado
Uma cantiga de roda muito clássica que todo mundo conhece. O “alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado”. A música originalmente é de Portugal e o ritmo é muito parecido com o conhecido fado português.
Também é uma canção muito melódica e ótima para trabalhar em aulas de música e processos de musicalização na educação infantil. Tanto para desenvolver o canto como a audição. Por meio da execução de diferentes instrumentos musicais.
8. O Cravo e a Rosa
Essa é uma das mais dramáticas histórias de amor das cantigas de roda. Uma discussão entre o cravo e a rosa levam a uma verdadeira epopeia por um grande amor.
A música ensina a importância de cuidar de quem amamos, pois de repente coisas imprevistas podem acontecer e podemos nos arrepender de certas atitudes.
Essa canção é muito legal para conversar com as crianças sobre a amizade, o respeito pelos amigos e a empatia de se colocar no lugar do outro. Essencial para falar de inteligência emocional!
9. Marcha Soldado
A cantiga de roda Marcha Soldado é ótima para desenvolver o conceito de ritmo nas crianças. Uma ideia é fazê-las cantar andando em círculo com passos ritmados para desenvolver a musicalidade.
Outra atividade que dá para fazer relacionada à música é a confecção de um chapéu de soldado feito de jornal. Monte essa atividade com as crianças e depois saia pelo pátio, desfilando a passos largos com as crianças.
10. Sapo-Cururu
Sapo-cururu também é uma cantiga de roda muito conhecida e super divertida para montar uma coreografia com a turminha. Em algumas versões, é cantado o termo sapo-jururu, quando o certo é mesmo cururu, que é um nome popular do animal mais conhecido como sapo-boi, nativo da América do Sul e América Central.
Essa cantiga é ótima para ser usada em apresentações de datas comemorativas como o Dia do Meio-ambiente, ou o Dia da Terra, por exemplo.
Você, professora, sabe como conduzir a rotina escolar na educação infantil? Temos um conteúdo muito útil para pais e professores. Confiram!
11. Cai, cai, balão
A última cantiga de roda da nossa lista também é ideal para apresentações de festa junina, assim como a “roda pião”. O tema tem tudo a ver com o clima junino das festas e dá uma ótima coreografia com a turma.
E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando os posts e fique sempre por dentro de assuntos e novidades relacionados ao universo infantil e à maternidade! Até a próxima!
Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre saúde mental e emocional infantil, qual a importância de se preocupar com isso desde cedo.
Fonte: blog brandili